Deputadas Comandam Audiência e Seminário No Sudoeste

15/06/2011 16h22 | por Edmundo Inagaki - Fotos : Nani Gois/ ALEP

Créditos: Edmundo Inagaki - Fotos : Nani Gois/ ALEP

A deputada Rose Litro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa, comandou uma audiência pública na Câmara Municipal de Francisco Beltrão, região Sudoeste, na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Cândido Furtado Maia Neto, ministrou a palestra “Direitos Humanos: Criança, Jovem e Idoso”, discorrendo sobre as necessidades básicas da família.
Rose Litro disse que a Comissão da Assembleia será bastante atuante na região. “Existe muito o que ser feito pela criança, pelo adolescente e pelo idoso do Sudoeste, junto aos órgãos competentes”. A deputada ressaltou as prioridades regionais para os menos assistidos: “dar qualidade de vida, melhores escolas, atendimento de saúde e educação, principalmente. O governador Beto Richa está fazendo isso no Paraná, assim como fez quando era prefeito de Curitiba, nossa capital e referência”.
Rose Litro frisou ainda a importância da participação da população do Sudoeste nas atividades promovidas pela Assembleia Legislativa. “Esse contato da sociedade com o Legislativo é um presente para a região, que conta com oito deputados. Assim o povo pode conversar, discutir com seus representantes e reivindicar melhorias para suas cidades”, finalizou a deputada, que tem base eleitoral no município de Dois Vizinhos.
Violência contra a mulher – No período da tarde, novamente na Câmara Municipal, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), promoveu o Seminário sobre “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, com palestra da delegada Franciela Alberton.
Segundo a deputada Mara Lima, o evento acontece para aproveitar o movimento gerado com a sessão de interiorização do Parlamento estadual, e deve ser levado também a outras cidades, com as próximas sessões itinerantes. “Onde a sessão acontecer, levarei o seminário, pois acredito existirem mulheres que desconhecem seus direitos, principalmente aquelas que sofrem abusos e violência doméstica”, destacou.
As deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Rose Litro (PSDB) e o deputado Nelson Luersen (PDT) também participaram do seminário.