Deputadas defendem a criação de uma Bancada Feminina na Assembleia Legislativa

27/04/2022 17h41 | por Trajano Budola
Podcast

Na manhã desta quarta-feira (27) as deputadas da Assembleia Legislativa do Paraná defenderam no Plenário o projeto de resolução que cria a Bancada Feminina e também a participação das mulheres na Mesa Diretora do Legislativo estadual.

A iniciativa foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (26). Na ocasião o deputado Homero Marchese (PROS) solicitou vista e manifestou contrariedade à proposta de criação da bancada feminina.

A reação das deputadas foi marcada por pronunciamentos nas tribunas do Plenário e entrevistas à imprensa. A deputada Luciana Rafagnin (PT) falou da ainda baixa representatividade das mulheres na política.

SONORA LUCIANA RAFAGNIN

Para a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) a proposta é para as mulheres que vão entrar na política daqui para frente. Segundo ela, todo incentivo à participação feminina é importante.

SONORA MARA LIMA

A deputada Cristina Silvestri (PSDB), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, falou do tempo que precisa ser retomado para equiparar as chances entre homens e mulheres.

SONORA CRISTINA SILVESTRI

Já a deputada Mabel Canto (PSDB) falou que é preciso reagir a todo discurso ou posicionamento que impeça o crescimento das mulheres.

SONORA MABEL CANTO

De acordo com a deputada Maria Victoria (PP), a criação de uma bancada feminina coloca a Assembleia Legislativa do Paraná na vanguarda entre os legislativos do Brasil.

SONORA MARIA VICTORIA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), lamentou a manifestação contrária ao projeto do deputado Homero Marchese

SONORA ADEMAR TRAIANO

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), defendeu a criação de uma Bancada Feminina para que a participação das mulheres no Poder Legislativo seja cada vez maior.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação