Deputadas e deputados são empossados na 5ª edição do Parlamento Universitário Governadora e o presidente do PU eleitos são da Unicuritiba.

20/07/2023 17h45 | por Jaime S. Martins
Podcast Os participantes são dos mais variados cursos, 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.

Os participantes são dos mais variados cursos, 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Os participantes são dos mais variados cursos, 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.

Os estudantes que fazem parte da 5ª edição do Parlamento Universitário foram empossados nesta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Paraná. Os 54 parlamentares universitários fizeram o juramento e, a partir de agora, estão aptos para desempenhar a função simulada das atividades das deputadas e deputados estaduais. São 30 deputados e 24 deputadas universitários, que pela manhã passaram por uma ambientação e tiraram as últimas dúvidas antes de assumirem suas funções.

“Esse foi o nosso segundo contato com os participantes, agora com os selecionados. Passamos algumas dicas de como devem se portar, sobre as articulações para as eleições da Mesa e para governador. É uma turma como todas as outras que participaram do Parlamento Universitário, super interessada e que traz novas ideias para a Assembleia. Ao mesmo tempo em que nós da Assembleia ensinamos, a gente aprende muito mais. É muito bacana essa interação”, disse o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Eles souberam fazer a lição de casa. Assistiram as aulas, entenderam que a articulação política é um dos principais pontos da nossa simulação. Articulação que aconteceu fora da Assembleia, com reunião entre eles, mesmo com os alunos do interior. Eles formaram blocos e a articulação foi o ponto para que elegessem o presidente do Parlamento Universitária e a governadora. Aqueles que perderam vão fazer uma boa oposição. Isso que é o interessante. É assim no parlamento real e no universitário e essa simulação certamente vai trazer essas lições para eles”, completou.

Para o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, o importante para todos os participantes é a vivência, quase que real, do que é feito pelos deputados no dia a dia da Assembleia. “É uma simulação e o pessoal que já participou tem essa visão. É muito parecido com o real. As mesmas funções que a gente faz para os deputados vamos fazer para eles. É o mesmo plenário, as mesmas comissões. O que torna o Parlamento Universitário tão fascinante é que ele é muito próximo do que acontece aqui”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou da ambientação dos novos parlamentares e falou um pouco sobre a atuação no Legislativo e na presidência da Comissão de Orçamento. Para ele, o Parlamento Universitário é um grande laboratório de ideias. “O Parlamento tem que ter uma abertura para poder conversar com a sociedade. A Escola do Legislativo, ao promover o Parlamento Universitário, faz um gesto de cidadania, porque traz jovens que quiseram participar, que foram selecionados entre tantos, e terão a possibilidade de vivienciar, durante todos esses dias, a vida do parlamento, com todas as atribuições. Isso, na minha avaliação, é enriquecedor, super válido. Uma grande experiência, um laboratório de ideias. O Legislativo é bem pouco conhecido, boa parcela da população não tem ideia de como funciona”, relatou. “Quero aproveitar para cumprimentar a Francis e a Roberta, coordenadoras da Escola, o nosso diretor Legislativo, que é o Dylliardi, que é o grande motivador, grande condutor desse processo todo e claro todo apoio que a Mesa Diretora da Assembleia dá e todos que contribuem para que a gente sempre tenha um evento marcado pelo sucesso”, concluiu.

Eleição

Os trabalhos iniciais da 5ª edição do Parlamento Universitário foram comandados por ex-participantes. Gustavo Salles Ferreira, ex-governador em 2018, Larissa Vargas, ex-presidente da CCJ em 2019, e a ex-deputada de 2019, Sthephany Patrício. Eles conduziram a sessão que empossou as novas deputadas e deputados universitários.

Após a posse foi realizada a eleição para a escolha da Mesa Diretora do Parlamento. O presidente foi eleito com 29 votos favoráveis. Matheus Oliva, acadêmico do 8º período de Direito na Unicuritiba, irá presidir os trabalhos do PU, que seguem até o dia 28 de julho. Como primeiro vice-presidente foi eleito o deputado universitário Henrique Urban (PUC-PR) e como segundo vice-presidente o deputado Luiz Rogério Kravicz Calçado (Unicuritiba).

O presidente do PU comentou como foram as articulações prévias que garantiram à Unicuritiba o cargo de presidente do Parlamento e também o de governadora universitária. “Nós iniciamos um projeto juntamente com o líder da PUC, que com a Unicuritiba, tinha a proposta de criar uma federação para ter acesso à Mesa Diretora e ao Governo. Fico feliz em dizer que as negociações foram um sucesso. Agora, nosso papel é dirigir e coordenar os projetos de maneira igualitária e isonômica. Nos últimos 15 dias foram seis horas diárias de reuniões, negociações e articulações. Foi bem cansativo, mas valeu a pena”, relatou. “Agora, nossa perspectiva é dar prioridade no estudo legislativo dos nossos projetos e aprovar as propostas, não só as nossas, mas de todos os presentes, trabalhando pelo controle ferrenho da constitucionalidade e legalidade, para que sejam propostas viáveis e que resultem numa melhora da vida cotidiana do povo paranaense”, completou.

A primeira secretária é Alexia Pilotto (Unioeste), o segundo-secretário, Pedro Wilson Amorim (UFFS) e a terceira-secretária, Ariane Zato (Estácio).

Também nesta quinta-feira foi eleita, de modo indireto, Letícia Coradim (Unicuritiba) como governadora universitária. “É muito gratificante. A gente passou semanas articulando a questão dos votos, mesmo assim tínhamos a incerteza. Chegar aqui hoje, como mulher, estar aqui como governadora é uma honra. Estou muito feliz. A expectativa é conseguir apresentar projetos. Propostas que envolvem orçamento, que são privativas da governadora. Projetos sobre autismo, de divulgação de fotos de crianças desaparecidas, de educação que envolve o combate ao bullying nas escolas. Acho importante trazer esses temas para o debate aqui na tribuna”, explicou Letícia.

Para ela, estar participando do Parlamento Universitário é um exercício de cidadania. “Estar próximo da política é uma coisa muito importante. Muitos pensam que a política está longe, mas está no nosso dia a dia. É importante ter esse contato mais próximo e também do processo legislativo. Estar aqui hoje é um exercício de cidadania. É maravilhoso”, concluiu a governadora universitária.

Comissões

Nesta sexta-feira (21), deverão ser indicados os líderes partidários que terão a missão de designar os integrantes para as Comissões Permanentes. Está programada a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para definição do presidente do colegiado, assim como das demais comissões permanentes.

A CCJ voltará a se reunir no final do dia para a definição dos relatores dos projetos apresentados. Para, na segunda-feira (24), serem votados na Comissão.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação