Deputado Ademar Traiano (psdb)

08/10/2008 13h48 | por Rafaela Dorigo / (41) 9165-6151 e 3350-4096
Deputados repudiam sistema eleitoral, reeleição e interpretação da Justiça Eleitoral. Querem reforma política urgente. O processo eleitoral, os avanços partidários e análise do quadro político municipal, estadual e nacional foram os temas abordados pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a sessão plenária desta terça-feira (7), na Assembléia Legislativa. A reforma política, considerada necessária e urgente, foi defendida por Traiano e pelos demais parlamentares, que condenaram as disparidades de campanha quando concorrem à reeleição. Segundo dados apresentados pelo líder do partido na Casa, o PSDB cresceu eleitoralmente no Paraná. Foram conquistadas 41 prefeituras municipais, além da disputa levada para segundo turno nas cidades de Londrina e Ponta Grossa. O número de prefeitos do PSDB dobrou em relação ao mandato passado, foram ultrapassados mais de 1 milhão de votos no Estado, ocupando o segundo lugar, percentualmente, em votos conquistados como partido. Traiano comemorou a vitória esmagadora do prefeito Beto Richa em Curitiba, que atingiu quase 80% dos votos válidos na capital. Para ele, a vitória deixa o PSDB numa situação privilegiada dentro do contexto político estadual. Reforma política A reforma política visando a igualdade de condições foi defendida por Traiano, principalmente quanto à legislação partidária e reeleição, esta última considerada desumana e desproporcional nos municípios de pequeno porte. “Os opositores àqueles que ocupam cargos ficam numa situação ínfima diante dos prefeitos com mandato, que praticamente inviabilizam toda e qualquer possibilidade de disputarem o pleito em igualdade de condições com quem ocupa o cargo”, argumentou, sugerindo mandato de cinco anos para o Executivo e acabando com a reeleição. As eleições, realizadas a cada dois anos, foram criticadas por Traiano, que ressaltou o alto e desnecessário custo para o País, quando o orçamento poderia ser investido em outras áreas. Traiano sugeriu, para tanto, que o processo eleitoral seja unificado: de cinco em cinco anos, as eleições abrangem vereadores, prefeitos, governadores, deputados federais e estaduais, senadores e Presidente da República. Justiça eleitoral Críticas às diferentes formas de interpretação da legislação eleitoral pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta última eleição municipal, foram disparadas por Traiano e apoiadas pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Jocelito Canto (PTB), Caíto Quintana (PMDB) e Dobrandino da Silva (PMDB). De acordo com os parlamentares, cada magistrado apresenta linhas de pensamento e ações diferentes, baseados em um mesmo texto, inviabilizando disputas. Os parlamentares citaram situações cometidas em regiões do Estado do Paraná por juízes eleitorais, consideradas injustas e desuniformes. Para avançar neste sentido, o deputado Ademar Traiano sugeriu que a Assembléia Legislativa marque uma reunião com o presidente do TRE, “para alinhavarmos questões que evitem o disparidades do processo eleitoral nas próximas eleições municipais”, finalizou. (Foto – divulgação)