Deputado Alisson Wandscheer (SD) realiza audiência pública sobre o Código Estadual Do Autismo em Cornélio Procópio

03/05/2023 11h02 | por Assessoria Parlamentar
Os números assustam e exigem ação imediata de governos e órgãos competentes para atendimento e tratamento dos portadores do autismo e de suas famílias, e conscientização da sociedade. É política de estado e atitude”, afirmou o parlamentar.

Os números assustam e exigem ação imediata de governos e órgãos competentes para atendimento e tratamento dos portadores do autismo e de suas famílias, e conscientização da sociedade. É política de estado e atitude”, afirmou o parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Os números assustam e exigem ação imediata de governos e órgãos competentes para atendimento e tratamento dos portadores do autismo e de suas famílias, e conscientização da sociedade. É política de estado e atitude”, afirmou o parlamentar.

Na próxima sexta-feira (5), o deputado estadual Alisson Wandscheer (SOLIDARIEDADE), líder do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná, realizará uma audiência pública na cidade de Cornélio Procópio para debater apontamentos e reunir sugestões que vão embasar a construção do Código da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista do Paraná. O local escolhido para o encontro é o plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A proposta do Código do Autismo do Paraná é uma iniciativa do legislativo estadual para dar efetividade às leis sobre o tema. “A ideia é reunir as ações já realizadas e as novas medidas, as leis existentes, os projetos em tramitação, ouvir todos os segmentos da área, de pais a especialistas, debater com o poder público, e contemplar tudo isso numa proposta robusta, que dê vigor à legislação e às políticas públicas. Queremos que elas atendam de fato as necessidades dos autistas, supram as carências existentes, auxiliem suas famílias, deem as respostas que eles precisam para ter seus direitos garantidos e uma vida digna”, disse o parlamentar.

Alisson explicou que a construção do Código do Autismo é inédita no país e representa um grande avanço na qualidade e modernização de leis, programas e ações propostos daqui para frente no Estado para atender o público TEA. “Temos na Assembleia dezenas de iniciativas para o autismo, mas pouca garantia de que colocadas em prática atinjam os objetivos pretendidos.

Agora, com a unificação das proposições e a contribuição da sociedade, será diferente. Por isso, a participação de profissionais da área, agentes públicos, entidades e sociedade civil neste debate é tão importante”, afirmou.

O deputado alertou para o crescimento dos casos de autismo diagnosticados em todo o mundo. “Os números assustam e exigem ação imediata de governos e órgãos competentes para atendimento e tratamento dos portadores do autismo e de suas famílias, e conscientização da sociedade. É política de estado e atitude”, afirmou.

O Brasil não dispõe de um Censo sobre o autismo e utiliza estatísticas internacionais como cenário. No ano 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças. A pesquisa é do órgão de saúde do governo americano Center of Deseases Control and Prevention (CDC), que divulgou a atualização no início do mês de abril (os dados são sempre anunciados pelo menos três anos após a coleta). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2 milhões de pessoas têm autismo no Brasil.

Pai atípico, Alisson Wandscheer tem como bandeira do seu mandato projetos voltados para a causa da neurodiversidade - Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

Serviço:

AUDIÊNCIA PÚBLICA CÓDIGO DO AUTISTA DO PARANÁ

Data: 05 de maio

Horário: 19 horas

Local: Plenário da OAB de Cornélio Procópio - Rua: Antônio Paiva Júnior, 193 - Centro, Cornélio Procópio.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação