Deputado Caíto Quintana (pmdb)

13/05/2008 17h56 | por Rafael Markus / 41 3350-4024
A proposição da amostra fotográfica foi feita pelo deputado Caito Quintana. A Assembléia Legislativa do Paraná esta realizando amostra da exposição fotográfica sobre a Revolta dos Posseiros, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, no ano de 1957. A exposição iniciou nesta segunda-feira (12) e fica até o final de semana Espaço Cultural do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury. A indicação da amostra histórica, de umas das maiores lutas por reforma agrária do país, foi feita, por proposição, pelo deputado estadual Caito Quintana (PMDB). “A história do nosso Sudoeste, da colonização e do começo do desenvolvimento passa por esse levante feito pelos Posseiros da época, em 1957, e, essa amostra serve para relembrar todos aqueles que de uma forma ou outra lutaram em defesa de nossa região”, afirmou Caíto. O Departamento de Cultura de Francisco Beltrão vem realizando, desde outubro de 2006, o “Projeto Comemorativo ao Cinqüentenário da Revolta dos Posseiros” buscando mostrar uma reflexão sobre o fato e resgatar a identidade histórica-político-cultural, com base na memória viva dos pioneiros. As fotos são de autoria de Oswaldo Jansen e Nivaldo Kruger e retratam o movimento, iniciado em 10 de outubro de 1957, na Praça Matriz de Francisco Beltrão. “Os 50 Anos da Revolta dos Posseiros”, teve influência forte do rádio, através da Rádio Colméia e líderes da época. A revolta e a manifestação foram contra a manipulação das terras feitas por companhias instaladas na região Sudoeste.