
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) manifestou apoio à iniciativa do Governo do Estado que lançou, na sexta-feira (11), no município de Ibiporã, o Território Turístico Norte do Paraná. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo, tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento turístico da região, que abrange 36 municípios com grande potencial histórico, cultural, gastronômico e natural.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre prefeitos, lideranças regionais, representantes da sociedade civil e do setor produtivo. Durante a solenidade, o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, anunciou importantes medidas que acompanham a criação do território, como a atração de investimentos em infraestrutura turística, incluindo sinalização adequada e rampas de acesso em áreas náuticas, entre outras melhorias.
Para o deputado Cobra Repórter, o projeto vem ao encontro da necessidade de valorização do turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico e social. “Temos belezas naturais, uma rica história ligada ao café, diversidade cultural e uma gastronomia única. O fortalecimento dessas potencialidades com planejamento e investimentos é fundamental para gerar emprego, renda e autoestima para a população”, destacou.
O novo conceito territorial proposto pelo governo não se trata de uma divisão administrativa, mas sim de uma estratégia de valorização das identidades regionais. A proposta, segundo Paranhos, é aprofundar a relação entre o governo e os destinos turísticos, estimulando o envolvimento da comunidade local com os atrativos da região.
A diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, Tatiana Nasser, afirmou que o foco está no fortalecimento da identidade territorial e no senso de pertencimento. Já Sandra Negrini, diretora de Promoção, Inovação, Inteligência e Estratégia Turística, reforçou que a proposta é consolidar o Paraná como um destino coeso e integrado.
Este foi o terceiro território turístico lançado recentemente pelo Estado. Na quinta-feira (10), foi a vez do Território Turístico Norte Pioneiro, com 29 municípios, durante a abertura da Fetexas, em Jacarezinho. Dias antes, foi oficializado o Território Encontro das Águas e Biomas, em Porto Rico.
Para o deputado Cobra Repórter, iniciativas como essas fortalecem o turismo como política pública estratégica. “O Norte do Paraná tem vocação para o turismo e precisa do apoio do Estado para transformar essa vocação em oportunidades reais para a população”, concluiu.