Deputado Cobra Repórter (PSD) destaca nova fase do CastraPet que vai atender mais de 30 mil cães e gatos no Paraná

04/04/2024 13h07 | por Assessorias Parlamentares, com informações da AEN.
O deputado Cobra Repórter destaca que a castração de cães e gatos evita as crias indesejadas, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem.

O deputado Cobra Repórter destaca que a castração de cães e gatos evita as crias indesejadas, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Cobra Repórter destaca que a castração de cães e gatos evita as crias indesejadas, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem.

“Como defensor da causa animal, apresentei a ideia ao governador Ratinho Junior: a criação do programa de esterilização gratuita de cães e gatos, o CastraPet, por conta da crescente população de animais nas ruas e, consequentemente, da possibilidade do aumento de casos de zoonoses. Foi a partir daí que o programa foi criado no Paraná e hoje é um sucesso em nosso estado”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), nesta quinta-feira (04), dia em que se comemora o Dia Mundial dos Animais de Rua.

Os recursos do CastraPet são de emendas parlamentares e do Tesouro do Estado e o suporte logístico é dos municípios que realizam o cadastramento dos tutores e disponibilizam o espaço para a estrutura. O quarto ciclo será iniciado neste ano e, de acordo com a médica veterinária Girlene Jacob, coordenadora técnica e fiscal do Castrapet e uma das responsáveis pelo Núcleo de Educação Ambiental do IAT, o objetivo é fechar 2024 com 105 mil animais castrados desde o início do programa, em 2019. Serão mais de 30 mil, entre cães e gatos, apenas nesta nova fase. 

O investimento do Governo do Estado apenas nesta fase é de R$ 8.980.000,00, com foco no atendimento específico de pets da população de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes.

Os tutores dos cães e gatos recebem orientações sobre a importância da vacinação, da vermifugação e das visitas periódicas ao veterinário. Os municípios também têm a contrapartida de realizar ações educativas sobre o bom cuidado com os animais. A castração de cães e gatos evita as crias indesejadas, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem.

“Sou autor da Lei Estadual nº 19.472/2018 que criou o Julho Dourado, mês de conscientização sobre cuidados com animais de rua e animais domésticos de estimação (pets) e prevenção de zoonoses. Esses seres tão inocentes e fiéis merecem nosso respeito e cuidado! Eles não têm voz para se expressar, mas podemos ser suas vozes. A lei Julho Dourado representa a união de esforços em prol de uma causa nobre, onde todas as formas de vida são valorizadas e respeitadas”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação