Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Cobra Repórter (PSD) pede providência ao ministro da Infraestrutura sobre instalação de cancelas nas linhas férreas

Requerimento assinado pelo parlamentar solicita providências urgentes para a obrigatoriedade da colocação de dispositivos de segurança nas passagens de nível.

“Isso é uma omissão que permanece nas concessões das ferrovias brasileiras e que vem vitimando pessoas não só no Paraná", afirma o parlamentar.
“Isso é uma omissão que permanece nas concessões das ferrovias brasileiras e que vem vitimando pessoas não só no Paraná", afirma o parlamentar. Créditos: Valdir Amaral/Alep

Depois do trágico acidente em Jandaia do Sul, que vitimou duas crianças e feriu outras pessoas, o deputado Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, na quinta-feira (9), um requerimento solicitando providências urgentes para a obrigatoriedade da colocação de dispositivos de segurança nas passagens de nível. O documento é endereçado ao ministro da Infraestrutura, Renan Filho, à Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, também, ao secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“Isso é uma omissão que permanece nas concessões das ferrovias brasileiras e que vem vitimando pessoas não só no Paraná. Nos últimos tempos, acidentes graves com mortes também aconteceram nas passagens de trens em Rolândia e Cambé. Precisamos dar um basta”, enfatizou o deputado.

Projeto

O deputado é autor do projeto de lei 695/2019, em tramitação na Casa, que solicita exatamente a modernização das passagens de trens com a utilização de sensores digitais de presença, cancelas automatizadas, sinalização pictográfica com painéis de LED (diodo emissor de luz) e demais dispositivos de alerta e segurança aos transeuntes, com prioridade para avisos visuais luminosos e bloqueios físicos automáticos, que impeçam acidentes no tráfego de composições ferroviárias nos centros urbanos.

Para o deputado, a tragédia que ocorreu em Jandaia do Sul, assim como as de Cambé e Rolândia, onde uma mãe perdeu a vida, poderia ser evitada se providências fossem tomadas. Ele lembra que, nos dias de hoje, os trens são monitorados via GPS - Global Positioning System - uma tecnologia de localização e monitoramento via satélite, sistema criado em 1973 e até hoje somente as buzinas são utilizadas como alerta. 

“Nós, do Paraná, não aceitamos mais esta omissão e pedimos ao Governo Federal, que constitua Grupo de Monitoramento para fiscalizar os equipamentos de segurança nas ferrovias. Queremos também que se analise se as concessionárias estão cumprindo com o contrato de concessão, principalmente no que tange à segurança em passagens de nível. Queremos ainda que trabalhem para que cláusulas contratuais sejam impostas às concessionárias de ferrovias, obrigando a colocação de mecanismos de alerta, de bloqueio durante a aproximação e passagens dos trens e demais dispositivos que garantam a segurança aos transeuntes”, finaliza.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação