
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) está reforçando o pedido de intervenção urgente no trevo de acesso ao município de Quatiguá, no entroncamento da PR-092, Km 299,4, no Norte Pioneiro. O local foi palco de mais um grave acidente no último sábado (19), envolvendo o padre Leandro dos Santos Malaquias, de 27 anos, que ficou ferido com gravidade.
Segundo informações, o padre Leandro, que atua no Santuário Eucarístico do Coração de Jesus, em Ibaiti, retornava de Quatiguá após ministrar uma palestra no curso de teologia para leigos, quando, por volta das 17h20, ao acessar a PR-092 com seu veículo Cobalt, foi atingido por uma carreta com placas de Barão (RS). O motorista do caminhão, de 41 anos, não se feriu e testou negativo para consumo de álcool.
Devido à gravidade dos ferimentos, o padre foi inicialmente atendido no Hospital de Joaquim Távora e transferido para a Santa Casa de Jacarezinho, onde passou por uma cirurgia na noite de sábado. De acordo com a Diocese, o estado de saúde do padre é estável, mas ele precisará passar por novos procedimentos cirúrgicos nos próximos dias.
Diante da nova ocorrência, o deputado Cobra Repórter voltou a cobrar do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e da Concessionária EPR Litoral Pioneiro S.A., responsável pelo trecho, ações imediatas para garantir a segurança do local.
“Esse é mais um caso que comprova a urgência de mudanças no trevo de Quatiguá. Estamos falando de um ponto que já vitimou muitas pessoas. Agora, um padre jovem, a serviço da comunidade, é gravemente ferido. Isso não pode continuar assim. O poder público tem que agir com urgência”, destacou o parlamentar.
Cobra Repórter já havia apresentado um requerimento na Assembleia Legislativa em maio, solicitando instalação de equipamentos de controle de tráfego, reforço na sinalização e melhorias estruturais no entroncamento, que tem alto fluxo de veículos pesados, especialmente por conta da atividade agroindustrial na região.
Acidentes recorrentes no trecho já haviam sido registrados, como o do dia 3 de janeiro deste ano, que envolveu um caminhão e um carro de passeio, deixando oito pessoas feridas, e outro, em julho de 2024, que resultou em quatro vítimas graves.
“É inadmissível que esse ponto continue oferecendo risco à vida de quem trafega pela região. Reitero meu apelo: é hora de agir para salvar vidas”, finalizou o deputado.