Deputado Cobra Repórter quer criar Programa Alerta Rural

08/04/2015 18h24 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Meire Bicudo.
Deputado Cobra Repórter (PSC).

Deputado Cobra Repórter (PSC). Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Cobra Repórter (PSC).

O deputado Cobra Repórter (PSC) acaba de apresentar na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 256/2015, que institui no Paraná, no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o “Programa Alerta Rural”. O objetivo é a criação de centros de comunicação que regionalizem o atendimento à população a partir de chamadas telefônicas de emergência, especialmente aquelas procedentes da área rural, em de situações de perigo.
Segundo o deputado, esses centros de atendimento poderão coincidir com os Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM) ou os Comandos Regionais do Corpo de Bombeiros (CRBM), em todo o Paraná, possibilitando a centralização do atendimento em macrorregiões e liberando o efetivo de pequenos destacamentos para atividades de policiamento.
“É uma proposta baseada no ‘Fazenda Segura’, do município de Uberaba (MG). No entanto, lá o sistema é administrado pela iniciativa privada, com custos para os produtores e pequenos agricultores. Aqui a Secretaria de Segurança seria responsável por organizar o atendimento, já que a tecnologia está presente em todos os lugares, seja por meio de telefone fixo, celular, internet e rádio. Então só é preciso criar os centros de atendimento”, destaca o deputado.