Deputado Guerra quer que a Assembleia Legislativa participe das ações em comemoração do Bicentenário da Independência Parlamentar solicitou a realização de Sessão Solene no dia 11 de agosto.

08/03/2022 14h35 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O Brasil vai comemorar o Bicentenário da Independência (1822-2022). O Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, a Câmara dos Deputados e o Senado estão coordenando estratégias de comunicação padronizada baseada nos conceitos de “soberania, liberdade e independência”. Também foi divulgado o Manual de Identidade Visual do selo Bicentenário da Independência, criado pelo Governo. O selo traz a imagem de um punho segurando uma espada, em alusão ao gesto que Dom Pedro I teria feito ao declarar a independência do país em 7 de setembro de 1822.

O deputado Luiz Fernando Guerra protocolou requerimento na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná solicitando para que o Poder Legislativo promova a indicação de representação parlamentar para integrar a Comissão Especial de Apoio às Celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil no Paraná (Comissão do Bicentenário no Paraná), colegiado formado no último dia 16 de fevereiro e que conta com a participação de diversas entidades civis organizadas, com representatividade das áreas cívico-culturais, profissionais e empresariais paranaenses, sob a presidência do desembargador aposentado Paulo Roberto Hapner, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP).

Na mensagem justificativa da proposição o deputado destaca que o Bicentenário da Independência é uma das principais efemérides de 2022 em termos históricos.

As celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, que ocorrem neste ano, terão participação de diversas entidades representativas do Paraná, que se propõem atuar em parceria com os órgãos públicos nesse evento magno para a nacionalidade. A Comissão do Bicentenário no Paraná conta com cerca de 40 entidades participantes que estruturaram a organização colegiada e participativa, sob a liderança do desembargador Paulo Hapner, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que vai se articular com os poderes públicos – Governo do Estado, Exército Brasileiro, Assembleia Legislativa, e Prefeitura de Curitiba, entre outros.

A reunião de lançamento  da Comissão do Bicentenário no Paraná registrou a participação de entidades como o Instituto Histórico e Geográfico, Movimento Pró-Paraná, a Liga da Defesa Nacional, Instituto Democracia e Liberdade, Observatório Paranaense de Cultura, Associação Paranaense de Imprensa, Academia Paranaense de Letras, Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, Frente D. Pedro II e Instituto de Relações Internacionais do Paraná, dentre os quais foram escolhidos os órgãos de coordenação do projeto.

A programação oficial prevê palestras de diversas representatividades como o professor português Fernando Araújo, estudioso das relações Portugal/Brasil; do diplomata brasileiro Paulo Roberto de Almeida; de historiadores, juristas e outros acadêmicos. Ainda, contará com solenidades comemorativas à exemplo da Sessão Solene requerida pelo deputado Luiz Fernando Guerra para ocorrer na data de 11 de agosto (Dia do Advogado) na Assembleia Legislativa do Estado, no Instituto Histórico e Geográfico, além de exposição pública no Palácio Iguaçu, dentre outras ações, conforme a evolução das questões restritivas sanitárias.

Segundo a organização a proposta é reforçar a importância dos feitos da geração que elaborou e consolidou a Independência (o Príncipe Dom Pedro, a Princesa Leopoldina, o ministro José Bonifácio), mais a contribuição anterior e seguinte, dos formadores da Nação; além de um ciclo de debates sobre as perspectivas atuais do Brasil na cambiante ordem internacional.

Para o deputado Luiz Fernando Guerra no ano do Bicentenário da Independência, o objetivo é valorizar nossa História, ressaltar nossos valores sempre com Independência, Soberania e Liberdade como norte, afirmou.