Deputado Guerra, um descendente de gaúchos apaixonado pelo Paraná Em entrevista ao programa “Café com Política” o deputado fala sobre seus projetos, relembra a infância em Pato Branco e conta sobre seus planos para o futuro.

19/06/2019 09h54 | por Nádia Fontana
O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) já foi estagiário aqui na Alep e conta no "Café com Política" sobre seus projetos, relembra a infância em Pato Branco e sobre seus planos para o futuro.

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) já foi estagiário aqui na Alep e conta no "Café com Política" sobre seus projetos, relembra a infância em Pato Branco e sobre seus planos para o futuro.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) já foi estagiário aqui na Alep e conta no "Café com Política" sobre seus projetos, relembra a infância em Pato Branco e sobre seus planos para o futuro.

Churrasco, chimarrão e uma boa música gauchesca estão na lista de coisas preferidas pelo advogado Luiz Fernando Guerra, o deputado Guerra (PSL), que está exercendo o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Descendente de uma família de gaúchos de origem italiana radicada há quase setenta anos no Sudoeste do Paraná, o parlamentar conta um pouco de sua trajetória durante entrevista ao programa “Café com Política”, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (20) após a transmissão da sessão do Tribunal de Contas do Paraná.

No bate-papo descontraído ele confessa que no lugar do café prefere o chimarrão. “Mas um bom café no frio vai muito bem”, observa o jovem político, o mais novo de três irmãos. Guerra faz questão de destacar que até hoje conserva os hábitos simples, que aprendeu na convivência com os pais, avós, tios e primos, muitos deles residindo ainda no município de Pato Branco, sua terra natal.

Foi lá, no começo dos anos 50, que os avós paternos e os oito filhos decidiram fixar residência, depois de deixar o Rio Grande do Sul. Dessa forma, desde menino aprendeu a apreciar um bom churrasco, o momento do almoço com toda a família, enfim, a simplicidade do dia a dia do interior, o que cultiva até hoje. “O melhor da minha infância e adolescência era a tranquilidade da minha cidade, a relação com os vizinhos, com os bons amigos. Andávamos a pé até a escola”, recordou.  Ele conta ainda que gosta de viajar, de ir à praia, “mas o sítio, a fazenda”, são os lugares preferidos.

Estágio na CCJ – Aos 34 anos, diz que acaba de assumir com muita responsabilidade a oportunidade de ingressar na política com o objetivo de “fazer o melhor hoje”. “Plantar para poder colher depois”, complementa. Na primeira eleição que disputou conquistou uma das 54 cadeiras da Assembleia, onde já havia feito estágio na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Naquela ocasião, estava com 22 anos e era acadêmico de Direito.

Na sequência assessorou deputados, depois foi trabalhar nas empresas da família que atuam no segmento de agronegócios, e em 2018 acabou sendo lançado candidato a deputado estadual. “Quero fazer o melhor para o meu estado”, frisa Guerra, lembrando que é municipalista. Por isso, está sempre em contato com os cidadãos dos municípios que representa, buscando identificar os principais problemas de cada região. Aliás, esse interesse pelo próximo parece ser inerente ao parlamentar, assim como o sorriso. Durante sua passagem anterior pelo Legislativo conquistou o respeito pelo trabalho e fez bons amigos na Alep. Por isso, quando percorre os corredores do Parlamento é comum vê-lo cumprimentando os funcionários pelo nome, trocando uma palavra mais demorada, e dispensando qualquer tipo de cerimônia.

Recém-casado com Camille, decidiu adiar a tradicional viagem de lua de mel para que não existisse nenhuma interrupção no trabalho parlamentar. “Tenho um compromisso com quem me apoiou”, observa o deputado, eleito com mais de 32 mil votos, obtidos em cerca de 250 municípios. Durante a entrevista, ele fala ainda sobre religião, cultura, a atuação parlamentar e os planos de ter uma família grande. 

O programa – O “Café com Política” é um bate-papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e ênfase nas experiências que os levaram ao Parlamento. Cotidiano, rotina, as viagens para as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal.

Ao vivo – Dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir também ao Política Total; o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; e o Boletim Assembleia;

Além disso, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação