Deputado Kielse e Lideranças Querem Reabertura de Destacamento Policial Em Rio Branco do Sul

01/04/2008 11h22 | por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DE DO GABINETE DO DEPUTADO CLEITON KIELSE (PMDB)
Com o objetivo de restabelecer a ordem no município de Rio Branco do Sul, uma audiência com o diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública, coronel Rubens Guimarães de Souza, foi realizada nesta segunda-feira (31). A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Cleiton Kielse (PMDB) e Edson Strapasson (PMDB), do prefeito Amauri Johnson e de liderança locais. "Estamos pedindo socorro à Secretaria de Segurança porque o município está completamente sem efetivo policial. A preocupação é evidente, Rio Branco do Sul não conta nem com policiais e muito menos com viaturas", adiantou Kielse. Na audiência, o prefeito Amauri Johnson destacou que o município já recorreu à Ouvidoria do Estado e à Casa Civil para reabrir o destacamento policial. "A situação de Rio Branco do Sul é crítica. Queremos colocar uma reivindicação firme e dar uma reposta, como autoridade, para a população. Temos consciência da responsabilidade do estado em relação à segurança pública", apontou o prefeito. O coronel Rubens Guimarães afirmou que a Secretaria não possuía conhecimento da inexistência de efetivo e prometeu o envio de dois policiais, uma viatura e a presença de grupos especiais até que a situação seja regularizada. "Não esperaremos o recrutamento porque a situação é preocupante. Esse efetivo temporário será reforçado por grupos de operação para colocar ordem na cidade", assegurou o diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública. Viaturas e policias da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Polícia Militar do Paraná, serão disponibilizados para auxiliar nas operações.Vereadores, secretários municipais, líderes religiosos, comerciantes e jornalistas participaram da audiência e discorreram sobre a desordem em que se encontra a segurança pública do município. Segundo as lideranças, já existe um clamor para que, sem policiais, a população faça justiça com as próprias mãos. "Marginais fecham as ruas principais, provocam baderna e colocam nosso município em estado crítico", explicou o prefeito. O deputado Cleiton Kielse, vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, demonstrou preocupação pelo fato da população estar se rearmando. "Havíamos conseguido, até 2007, um alto índice de desarmamento no município. Hoje, todo aquele trabalho pode estar sendo perdido", completou. Segundo o deputado Edson Strapasson, é inadmissível que uma cidade do porte de Rio Branco do Sul dependa de policias de Almirante Tamandaré ou Itaperuçu para garantir a segurança da população. "Queremos reabrir o destacamento policial e evitar que policiais demorem de três a quatro horas para serem descolados até Rio Branco do Sul", finalizou o parlamentar.