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Deputado Kielse Solicita Relatório do Contrato Entre Der e Concessionárias

12/09/2007 11h57 | por Jornalista: Maria de Lourdes da Conceição (F: 8401-4688)
O ex-diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) Paulinho Dalmaz e o presidente da FETRANSPAR (Federação das Empresas do Transporte de Cargas do Estado do Paraná) Luiz Anselmo Trombini foram os convidados recebidos para reunião da Comissão Especial de Investigação do Pedágio realizada ontem (11/09) na Assembléia Legislativa do Paraná. O presidente da CEI do Pedágio, deputado Fábio Camargo (PTB) fez a abertura da reunião passando a condução dos trabalhos ao deputado, Ribas Carli Filho (PSB). Também estiveram presentes o vice-presidente da CEI, deputado Cleiton Kielse (PMDB) e o relator, deputado Paulo Miró (DEM).O vice-presidente da CEI, deputado Cleiton Kielse perguntou a Paulinho Dalmaz o que houve da parte do DER e Concessionárias para o não cumprimento do contrato e solicitou ao ex-diretor um relatório baseado neste compromisso das concessionárias. Ao responder perguntas dos parlamentares, o ex-diretor do DER, Paulinho Dalmaz afirmou que participou da formação da comissão para implantação do pedágio no Paraná e que a atualização da tarifa ocorre através de uma fórmula universal elaborada pela Fundação Getúlio Vargas - contendo todos os serviços executados pelas concessionárias. “Esta tabela estabelece que 10%, deve ser investido em pavimentação e 20% em obras”, afirmou Dalmaz.Já o presidente da FETRANSPAR, Luiz Anselmo Trombini destacou que os usuários do Paraná não serão beneficiados se a tarifa do pedágio for reduzida retirando obras que são de extrema necessidade. “O setor de transportes do Paraná precisa de infra-estrutura para fazer o Estado crescer”, disse Trombini. Ao responder a questão levantada pelo relator da CEI, deputado Plauto Miró sobre se os serviços prestados pelas concessionárias são adequados, o presidente da FETRANSPAR alegou que existe urgência de duplicações de estradas proporcionando mais segurança aos usuários e assim aumentando o fluxo de veículos pode se chegar a uma tarifa mais justa. Trombini também defende o sistema de cobrança por monitoramento por satélite ao qual o usuário paga quilometragem que circula e informou que não existe fiscalização no Paraná porque não há um convênio firmado entre o DENIT e Governo do Estado. O presidente sugeriu aos parlamentares transformarem em Lei um acordo que já existe de não cobrança de tarifa dos caminhões que trafegam vazios pelas estradas do Paraná. Para Trombini o Governo do Estado não cumpriu acordo feito há nove meses atrás e a tarifa do pedágio voltou ao normal e ainda com reajustes. Ao finalizar sua explanação, Luiz Anselmo Trombini entregou ao deputado Ribas Carli Filho documento contendo estudos sobre Pedágio realizado pelo professor Belmiro Valverde no ano de 2003.A próxima reunião da CEI do Pedágio está marcada para o dia 19 de setembro, às 17 horas e serão convidados a participar o presidente da TECTRAN, Silvestre Andrade e o professor Belmiro Valverde.

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