Concorrendo com chapa única, o deputado estadual do Piauí, Luciano Nunes (PSDB), foi eleito por aclamação o novo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Assembleia Geral da instituição que aconteceu nesta sexta-feira (9) na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, durante a realização da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE).
Nunes assume o posto de presidente para o período 2017/2018, no lugar de Adjuto Afonso (PDT-AM). Entre as atribuições, Nunes será o responsável por realizar a 22ª CNLE, a ser realizada no próximo ano. Cinco estados disputam a condição de ser a sede da próxima Conferência: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Ele disse que pretende dar continuidade ao bom trabalho realizado pelos ex-presidentes da instituição e fortalecer ainda mais os laços entre os deputados e as Assembleias Legislativas com a Unale. “Dar continuidade ao trabalho, sempre lutando pelas prerrogativas dos deputados estaduais. Lutando para ampliar as competências das Assembleias, participando de grandes debates como a Unale sempre tem feito e estando cada vez mais no cotidiano das Assembleias, estimulando os debates”, disse. “Temos ainda o desafio de estreitar as relações internacionais para a troca de experiências e abertura de canais para investimentos em nossos países. Também como desafio quero ver os parlamentares cada vez mais próximos e participativos para fortalecemos não só a Unale, mas o Poder Legislativo estadual brasileiro.
Como um dos vice-presidentes da Unale, vai assumir o deputado paranaense Ademir Bier (PMDB), que integrou a chapa de Nunes. Bier disse que encara o desafio da função com otimismo e que irá trabalhar ainda mais para o fortalecimento dos legislativos estaduais. “Encaro essa missão com responsabilidade. Como disse o presidente Luciano, temos que continuar avançando e fortalecendo a entidade. Fazer com que mais deputados participem e buscar as prerrogativas que as Assembleias e o Legislativo como um todo perderam. Acho que é grande o caminho de luta da Unale nesse sentido. Queremos fazer com que os grandes temas de interesse do Brasil sejam levados ao Congresso Nacional pela Unale”.
Para Bier, a presença de um deputado do Paraná no centro das decisões da Unale será de extrema importância para o estado. Bier, que já integrava o Conselho Fiscal da entidade, espera agora estar mais presente nas decisões do colegiado de deputados estaduais.
Compõem ainda a nova diretoria, o secretário-geral Diogo Moraes (PSB-PE) e o tesoureiro-geral Ciro Simoni (PDT-RS).
Perfil
Luciano Nunes Santos Filho – casado e pai de três filhos, nasceu em Teresina em 7 de outubro de 1977. Formou-se em Direito, no ano de 2001, é pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade Cândido Mendes – RJ e mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília – UCB.
Filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB em setembro de 2001. Entrou para a política em 2002, e com apenas 24 anos elegeu-se deputado estadual com 21.414 votos. Em 2006 foi reeleito e convidado a assumir a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Teresina. Em 2013 ocupou o cargo de secretário municipal de Governo e no ano de 2015 presidiu a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O deputado estadual ocupa pela quarta vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí.
Ademir Bier – nascido na cidade gaúcha de Erechim em 31 de maio de 1951, Ademir Bier veio ainda muito jovem com sua família para Curitiba. Começou a trabalhar cedo, e exerceu as funções de auxiliar de cartório, comerciante e corretor de imóveis.
Graduou-se em Administração de Empresas na década de 1970, época em que se casou. Desse matrimônio, teve dois filhos e dois netos.
Em 1977, foi residir em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, onde iniciou a sua carreira política. Elegeu-se prefeito rondonense pelo PMDB no ano de 1992. Foi presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
Em 1998 foi conduzido à Assembleia Legislativa pelo PMDB, com 23.359 votos. Em 2002 foi reeleito e atualmente exerce o sexto mandato de deputado estadual no Paraná.