Deputado Luis Corti (PSB) apresenta emenda à LOA e ao PPA para implantação das faixas entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão Emendas apresentadas pelo deputado sinalizam ao Governo do Estado a importância de melhorias nas PRS 180 e 281.

28/11/2023 09h21 | por Assessoria Parlamentar
O parlamentar explica que a inclusão da obra no PPA e a previsão orçamentária são essenciais para que o projeto saia do papel o quanto antes.

O parlamentar explica que a inclusão da obra no PPA e a previsão orçamentária são essenciais para que o projeto saia do papel o quanto antes.Créditos: Divulgação

O parlamentar explica que a inclusão da obra no PPA e a previsão orçamentária são essenciais para que o projeto saia do papel o quanto antes.

Uma das principais obras de infraestrutura para o Sudoeste será incluída no planejamento estratégico do Estado. Uma emenda apresentada pelo deputado estadual Luis Corti (PSB) inclui no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 a implantação de terceiras faixas nas rodovias que ligam Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

“Estamos falando de duas cidades-polo, que tem protagonismo no desenvolvimento regional e também na prestação de serviços à comunidade, especialmente na área da saúde e na educação. Garantir maior fluidez no trânsito e segurança aos motoristas nesses deslocamentos é fundamental”, afirma Corti.

A emenda abrange a PR-180 e a PR-281 em um trecho de aproximadamente 40 quilômetros. Paralelamente, o Corti também protocolou emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando R$ 50 milhões em recursos do estado para a execução das obras.

O parlamentar explica que a inclusão da obra no PPA e a previsão orçamentária são essenciais para que o projeto saia do papel o quanto antes. “Com a aprovação dessas emendas vamos tornar essa demanda do Sudoeste uma prioridade entre os projetos do estado. Esse é o momento ideal para apresentarmos as necessidades da população, quando o Governo do Estado está fazendo o planejamento das ações para os próximos anos”.

Orçamento

O Plano Plurianual é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo, programas governamentais e metas para cada área de atuação para o período de quatro anos contados a partir do segundo ano de gestão. É nesse momento que o Governo do Estado define as grandes ações que serão realizados nos próximos quatro anos.

Já a Lei Orçamentária Anual prevê as receitas e fixa as despesas do governo para o ano seguinte. As duas leis precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa do Paraná até o fim do ano.

Demanda antiga

A luta por melhorias na ligação entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão é uma bandeira antiga. Ainda em 2022, Corti apresentou ofício à Secretaria de Estado da Infraestrutura destacando a importância da obra. Como deputado, já em agosto de 2023, o parlamentar apresentou requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reforçando o pedido feito anteriormente e pedindo informações sobre os projetos para execução da obra. Na resposta, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que os estudos seriam realizados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação