Deputado Luis Corti (PSB) inclui obras de infraestrutura do Sudoeste no planejamento orçamentário do Estado Com a aprovação de quatro emendas à LDO, obras passam a ser prioridade na elaboração do orçamento do Estado.

31/07/2023 13h11 | por Assessoria Parlamentar
Para Corti, aprovação de emendas é uma conquista para o Sudoeste.

Para Corti, aprovação de emendas é uma conquista para o Sudoeste.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Para Corti, aprovação de emendas é uma conquista para o Sudoeste.

Obras estruturantes essenciais para o desenvolvimento do Sudoeste estão no planejamento orçamentária do Estado para 2024. A inclusão de quatro grandes obras na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi possível com a aprovação das quatro emendas apresentadas pelo deputado Luis Corti (PSB).

“A elaboração do orçamento é uma etapa muito importante para que a gente possa mostrar para o Governo quais as prioridades da região para os investimentos. A inclusão dessas obras na LDO é uma conquista para o Sudoeste, porque essas demandas passam a ser prioritárias no orçamento”, comemora Corti.

A lei autoriza o Governo do Estado a destinar recursos por meio de programas e ações para a implantação de viaduto no trevo de entroncamento das rodovias PR-281 com PR-493 no acesso ao Verê, na duplicação da rodovia entre Pato Branco e Francisco Beltrão e na criação de terceira faixa entre Dois Vizinhos e Pato Branco e entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Também foi incluída na lei a previsão de recursos para melhorias na estrutura do Aeroporto de Pato Branco.

“São obras muitos importantes para a população, não apenas para trazer mais segurança nos deslocamentos entre os municípios, mas também para facilitar a ligação do Sudoeste com outras regiões do estado. Uma infraestrutura adequada é um incentivo para novos investimentos que impulsionam ainda mais a nossa região”, destaca o deputado.

Orçamento

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) reúne as metas e prioridades da administração pública estadual. Com base em uma projeção de receitas e despesas para o próximo ano, o texto estabelece uma distribuição setorial e regional dos recursos. Elaborado pelo Governo do Estado, o texto recebeu 182 emendas, das quais 127 foram acatadas na Comissão de Orçamento e aprovadas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná.

A LDO serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) que fixa a programação das despesas para o ano seguinte e será analisada pelos deputados até dezembro.