Deputado Luis Corti (PSB) participa do lançamento de operação conjunta na fronteira Parlamentar articulou integração dos órgãos de segurança e fiscalização visando o combate a importação ilegal de leite.

10/11/2023 16h34 | por Assessoria Parlamentar
Na manhã desta sexta-feira (10), o parlamentar acompanhou o início das atividades em Foz do Iguaçu.

Na manhã desta sexta-feira (10), o parlamentar acompanhou o início das atividades em Foz do Iguaçu.Créditos: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (10), o parlamentar acompanhou o início das atividades em Foz do Iguaçu.

Uma operação conjunta na região da fronteira do Paraná com a Argentina vai intensificar as fiscalizações da prática de contrabando e descaminho, incluindo a importação irregular de leite em pó argentino. A ação estratégica é uma das medidas defendidas pelo deputado estadual Luis Corti (PSB) na defesa da cadeia produtiva nacional de leite. Na manhã desta sexta-feira (10), o parlamentar acompanhou o início das atividades em Foz do Iguaçu.

“Ver essa operação nas ruas é a concretização do trabalho firme que estamos fazendo na defesa da cadeia produtiva do leite. Não podemos admitir que produto importado ilegalmente venha competir de maneira desleal com o leite brasileiro. Temos informações que o Paraná é uma das portas de entrada desse produto no Brasil e com o apoio da Receita Federal e das nossas polícias vamos combater essa ilegalidade”, afirma o parlamentar.

Nos últimos meses mais de 30 toneladas de leite em pó argentino foram apreendidas no Paraná importadas sem a devida regularização e sendo transportadas com documentação falsa. Defensor dos produtores de leite, Corti apresentou a questão para as principais autoridades da segurança pública e de outros órgãos fiscalizadores relacionados ao tema.

“Eu acredito que juntos, somando forças, podemos encontrar caminhos que nos levem a minimizar essa crise. Por isso, realizei reuniões técnicas sobre o tema destacando a importância dessa atuação conjunta. São várias linhas de atuação simultâneas com o único objetivo de defender o produto nacional”, destaca o deputado.

O aumento das importações de leite, especialmente do Uruguai e da Argentina, pressionou os preços do produto nacional, provocando uma das maiores crises já enfrentadas pelo setor produtivo. Com o mercado invadido pelo produto importado, o preço pago ao produtor brasileiro não é suficiente para cobrir nem os custos da produção. Endividados, muitos produtores veem como única saída abandonar a atividade. 

Corti é autor de um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná que proíbe a reidratação industrial do leite em pó e prevê punições para quem insistir com a prática. “Quem reidrata o leite em pó e vende como se fosse leite fluido está enganando o consumidor e lesando o produtor brasileiro”, reforça Corti.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação