Deputado Luis Corti (PSB) propõe parcerias para incentivar a piscicultura no Sudoeste Produção de tilápia tem potencial para expansão gerando emprego, renda e desenvolvimento regional.

22/01/2024 14h32 | por Assessoria Parlamentar

Deputado Luis Corti apresenta projeto para expansão da piscicultura durante visita técnica na Alpha Fish.Créditos: André Machado

A produção de tilápia como alternativa de renda nas pequenas propriedades é o foco do projeto de incentivo à piscicultura, apresentado na última sexta-feira (19) em São Jorge d’Oeste, pelo deputado Luís Corti (PSB). O evento, promovido pela Alpha Fish, reuniu secretários municipais de Agricultura da região e representantes de associações de produtores rurais.

Idealizador da proposta, o deputado ressaltou a importância da união de esforços com o objetivo comum de alavancar o desenvolvimento econômico regional. “Esse projeto será um grande exemplo de como a integração entre iniciativa privada e o poder público pode render bons frutos para todos. Uma ideia que nasceu aqui em São Jorge d’Oeste e vai contribuir com o desenvolvimento regional e, principalmente, com a renda nas pequenas propriedades”, afirma Corti.

A proposta é repetir com a tilápia o modelo de produção adotado com o frango anos atrás, baseando-se na integração entre o frigorífico e o produtor local, garantindo a compra do peixe criado em tanque escavado. “O Paraná também já é líder na produção de tilápia, mas o mercado está em expansão e devemos aproveitar essa oportunidade levando conhecimento técnico, assistência especializada e incentivos para a ampliação da produção”, explica o deputado.

O objetivo é atingir o ciclo completo da cadeia produtiva da tilápia na microrregião de São Jorge d’Oeste. Duas fases já estão em operação, a cria e recria no sistema de Bioflocos e a engorda em tanques-rede no lago da Usina Hidrelétrica de Salto Osório. Além da expansão das primeiras etapas, está prevista a construção de um frigorífico de peixes a partir de 2025.

Com suporte técnico especializado e incentivos, a microrregião tem condições de atender a demanda de matéria-prima. “Nossa ideia é garantir a oferta de matéria-prima para a nossa produção aqui mesmo na região e com um custo mais baixo. Por isso, o próximo passo é trabalharmos juntos na elaboração de um modelo de negócio que seja benéfico para todas as partes”, explica Gilson Tedesco, diretor-presidente da Alpha Fish.

O prefeito em exercício de São Jorge d’Oeste, Vanderlei Trevelin, destacou a relevância do projeto para o município. “A nossa cidade está se tornando uma referência na produção de peixes no país, contribuindo com o desenvolvimento regional e atraindo novos investimentos”.

Diversificação

A diversificação da produção agropecuária garante ao pequeno produtor uma maior estabilidade diante das oscilações do mercado. Nesse cenário, a produção de tilápia pode ser uma opção viável e rentável. “Nós vimos no último ano muitos produtores sofrendo com a crise do leite. A criação das tilápias, com apoio técnico e garantia de compra, pode ser uma excelente fonte de renda extra”, avalia Corti.

Com uma produção de 161,5 milhões de toneladas de tilápia em 2022, o Paraná é o maior produtor de peixes, sendo responsável por 27,1% da produção nacional. “Estamos iniciando os debates para que possamos construir uma proposta de estímulo a piscicultura em nosso estado. Vamos propor uma lei que favoreça que o pequeno produtor aproveite essa grande oportunidade”, diz o parlamentar.