Deputado Luis Corti (PSB) ressalta a importância da parceria entre Itaipu e municípios Usina vai oferecer apoio financeiro e técnico projetos de sustentabilidade de 434 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

18/08/2023 17h35 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Corti participa de lançamento de programa da Itaipu Binacional.

Deputado Corti participa de lançamento de programa da Itaipu Binacional.Créditos: Divulgação

Deputado Corti participa de lançamento de programa da Itaipu Binacional.

O deputado Luis Corti (PSB) destacou a importância da parceria da Itaipu Binacional com 434 municípios para garantir segurança hídrica e energética por meio do cuidado com o meio ambiente e preservação das bacias hidrográficas. Como presidente da Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná, o parlamentar participou do lançamento do Programa Itaipu Mais que Energia, para ampliação da abrangência da usina, nesta sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu.

“A Itaipu está quitada, está paga e esse recurso que antes ia para o pagamento da obra será usado em favor dos municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Parabéns, presidente Lula e parabéns, presidente Enio Verri pela sensibilidade de atender nossos municípios. Esse apoio é fundamental para que as prefeituras tenham condições financeiras e técnicas de garantir a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.”, destacou Corti.

O Programa Itaipu Mais que Energia vai atender os 399 municípios paranaenses e 35 cidades do Mato Grosso do Sul com ações socioambientais nas áreas de Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão das Bacias Hidrográficas. A ampliação da área de atuação está diretamente ligada ao impacto de diversas bacias hidrográficas no lago de Itaipu.

“A grandeza de Itaipu oferece inúmeras possibilidades de contribuir com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. As possibilidades de parceria são diversas e acreditamos na importância de retornar à sociedade uma parte de nossos investimentos, especialmente para setores de vulnerabilidade social”, afirma Enio Verri, presidente da Itaipu Binacional.

Os projetos estão alinhados com a missão e os objetivos estratégicos da binacional e os recursos serão distribuídos em quatro modalidades de ações: saneamento ambiental, energias renováveis, manejo integrado de água e solo e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.