Deputado Luis Corti (PSB) solicita continuidade das escolas cívico-militares no Paraná O estado tem 12 colégios que fazem parte do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares e outras 194 no modelo estadual.

13/07/2023 16h47 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Corti destaca a importância das escolas cívico-militares para a educação do Paraná.

Deputado Corti destaca a importância das escolas cívico-militares para a educação do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Corti destaca a importância das escolas cívico-militares para a educação do Paraná.

O deputado estadual Luis Corti (PSB) encaminhou ofício ao governador Ratinho Junior solicitando a continuidade do programa de escolas cívico-militares no Paraná. O pedido foi feito nesta quarta-feira (12) logo após o Ministério da Educação comunicar o encerramento do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). O objetivo também é permitir que os 12 colégios paranaenses que integram a iniciativa federal, agora interrompida, sejam incorporados ao programa já custeado pelo Estado.

“O modelo cívico-militar foi aprovado pela comunidade escolar e tem atingido ótimos resultados aqui no Paraná. Nosso estado tem o melhor ensino médio público do País e precisamos continuar avançando cada vez mais. Por isso, solicitei ao governador a incorporação desses 12 colégios no programa estadual”, afirma Corti.

Criado em 2019, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares propunha o modelo de gestão compartilhada. Educadores civis são responsáveis pela parte pedagógica, já a área administrativa era comandada por militares das Forças Armadas.

No ano seguinte, o Governo do Paraná adotou um modelo semelhante em outras 194 unidades estaduais com a gestão compartilhada com policiais militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários do Estado do Paraná. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, 84% dessas unidades apresentaram uma evolução do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o principal indicador de qualidade da educação. Em 2021, o Paraná atingiu o 1º lugar no Ideb do ensino médio entre as redes estaduais do País.

No fim da tarde de quarta-feira, a Secretaria de Estado da Educação informou que os 12 colégios cívico-militares do modelo federal passarão por um processo de migração para a rede estadual, adotando o modelo cívico-militar estadual.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação