Deputado Luiz Fernando Guerra (União) celebra novos 45km de revitalização para a PRC-280 O parlamentar destaca a importância do maior corredor logístico do Sudoeste do Paraná, a adesão do concreto rígido e a inclusão de terceira faixa para a segurança dos motoristas.

01/08/2023 16h03 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Luiz Fernando Guerra (União) e o governador Ratinho Júnior durante a entrega da primeira fase da PRC-280 em março de 202

O deputado Luiz Fernando Guerra (União) e o governador Ratinho Júnior durante a entrega da primeira fase da PRC-280 em março de 202Créditos: Pablo Maestá

O deputado Luiz Fernando Guerra (União) e o governador Ratinho Júnior durante a entrega da primeira fase da PRC-280 em março de 202

Foi publicado na manhã desta terça-feira (1º), o consórcio vencedor para realizar as obras da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, que atenderá novos 45km, com início no Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto, também conhecido como Viaduto da Codapar, em Palmas, até o trevo da Avenida Nossa Senhora da Luz, no município de Clevelândia.

A notícia chega na semana em que a entrega da primeira fase das obras completou 120 dias e foi comemorada pelo deputado Luiz Fernando Guerra (União), que desde 2018 luta por essa revitalização e mais segurança para os motoristas que passam pela região. Em novembro de 2019, Guerra e o Governador Ratinho Júnior estiveram no Sudoeste e oficializaram o projeto que inclui também as terceiras faixas na rodovia.

Com os primeiros 60km já transformados em realidade para a população, em breve as equipes começam a atuar nos próximos 45km. Luiz Fernando Guerra explica ressalta os detalhes da revitalização. “Essa é uma rodovia muito importante para o Paraná e vê-la revitalizada me orgulha por saber que estamos salvando muitas vidas. A técnica utilizada é a mais moderna do Brasil, em concreto rígido, uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, mais duradoura, resistente, econômica e muito mais adequada para o tráfego da região, que conta com uma grande quantidade de caminhões de carga que vão até o Porto de Paranaguá. É uma honra fazer parte dessa história e saber que todo o esforço dessa luta, junto ao Governo do Estado, está valendo a pena”, destaca o deputado.

Este tipo de pavimento também tem vida útil maior, com cerca de 20 anos, o dobro do tempo do pavimento tradicional flexível asfáltico e permite melhor drenagem de água. A manutenção e conservação também são melhores e a técnica ainda é mais segura contra derrapagem.

O consórcio vencedor foi o Sanches Tripoloni – Consol, que é formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda., o mesmo que executou a primeira fase da obra, que contou com 60km. O investimento será de R$ 188 milhões e a disputa de preços da licitação foi realizada na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.

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