Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca anúncio de abertura de restaurante popular em Pato Branco Será a 24ª unidade no estado, que atenderá inicialmente 450 pessoas por dia.

30/04/2024 12h12 | por Assessoria Parlamentar

A documentação que confirma o convênio para construção do Restaurante Popular no município foi assinada na tarde desta segunda-feira (29), em Curitiba, pelo prefeito Robson Cantu, deputado Luiz Fernando Guerra e os secretários Norberto Ortigara e Guto Silva.Créditos: Evandro Fadel/SEAB

Moradores de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, em breve contarão com um novo local para refeições de qualidade, nutricionalmente balanceadas e por um preço acessível. A documentação que confirma o convênio para construção do Restaurante Popular no município foi assinada na tarde desta segunda-feira (29), em Curitiba, pelo prefeito Robson Cantu, deputado Luiz Fernando Guerra e os secretários Norberto Ortigara e Guto Silva.

A articulação junto ao Governo do Estado foi realizada pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra e o secretário Guto Silva, resultando no convênio entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Prefeitura Municipal. Do total de R$ 4,8 milhões que serão investidos, R$ 3,3 milhões serão pela Seab e R$ 1,5 milhão é o valor da contrapartida do município. O espaço atenderá inicialmente 450 pessoas por dia, mas o projeto prevê o fornecimento de até mil refeições diárias.

De acordo com Guerra, a construção é um passo importante para o município. “É uma grande conquista. Pato Branco chega aos 100 mil habitantes e é fundamental que todos tenham alimentação de qualidade.  Este projeto é uma importante iniciativa de cuidado e proteção com idosos, trabalhadores, estudantes, aposentados, desempregados, ambulantes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social que precisam desta atenção”, destaca.

O prédio será instalado no bairro Pinheirinho, na rua Iguatemi. De acordo com Norberto Ortigara, Secretário da Agricultura e Abastecimento, a escolha do local foi estratégica para atender a população mais vulnerável. “O local foi escolhido de acordo com o diagnóstico sociocultural do município e atenderá especialmente idosos que não tem fonte de renda, pessoas em situação de rua e crianças acima de seis anos”, explica.

Com a unidade de Pato Branco, o Estado chega a 24 Restaurantes Populares construídos, modernizados ou dotados de equipamentos e materiais permanentes e de consumo com apoio do governo. No total, o investimento é de cerca de R$ 23,2 milhões, assim distribuídos: R$ 17.215.378,81 na construção e reformas de Restaurantes Populares e Cozinhas Centrais; R$ 4.957.734,70 para aquisição de equipamentos e materiais permanentes e R$ 1.043.304,19 para aquisição de materiais de consumo.