Deputado Ney Leprevost (União) ministra palestra sobre políticas públicas para pessoas que estão no TEA

21/08/2023 18h37 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Ney Leprevost (União) é coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia.

O deputado Ney Leprevost (União) é coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia.Créditos: Divulgação

O deputado Ney Leprevost (União) é coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia.

O deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, ministrou palestra no domingo, dia 20 de agosto, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobre as políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa faz parte do projeto “Mãos que Ajudam”, um programa permanente de ajuda humanitária e serviços comunitários realizado pelos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que leva a dificuldades na interação social, englobando comportamentos restritivos, seletivos e repetitivos.

De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo para cada 45 pessoas. Assim sendo, estima-se que o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possua cerca de 9 milhões de autistas.

Durante sua palestra, Ney Leprevost lembrou que foi durante sua gestão como secretário de Justiça, Família e Trabalho no primeiro governo Ratinho Junior, que fez do Paraná o pioneiro na implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

“A Carteira de Pessoa Autista garante prioridades e uma série de direitos aos autistas, principalmente aos que são crianças ou adolescentes. Para solicitar a carteira, é necessário acessar o site: www.carteiradoautista.pr.gov.br, realizar o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários”, disse Leprevost.

Projeto

Como deputado, Ney Leprevost protocolou projeto de lei para que órgãos públicos estaduais e municipais que possuam mais de 100 vagas de estacionamento, reservem, no mínimo, 2 % delas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, preservadas as vagas já reservadas pela lei nº 20.059/19, para pessoas com deficiência.

Outro projeto de Leprevost propõe reduzir a duração da jornada de trabalho, sem redução de vencimentos, dos servidores públicos que sejam pais ou detenham a guarda legal de crianças com Transtornos do Espectro Autista, em até duas horas diárias, a fim de acompanhá-los em consultas médicas e terapias multidisciplinares.

Ney Leprevost ainda é o autor da Lei que instituiu no Paraná a Semana Estadual da Maternidade e Paternidade Atípica, a ser realizada anualmente na terceira semana de maio.

“A maior limitação ainda é o preconceito. Inclusão e respeito devem ser ensinados desde a infância. O amor faz a diferença”, afirmou Leprevost.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação