Deputado Ney Leprevost (União) protocola projeto de Lei instituindo o Dia de São João Paulo ll no Paraná

20/11/2023 11h34 | por Assessoria Parlamentar

Segundo o deputado Ney Leprevost, São João Paulo II além de grande líder religioso, foi também um estadista, corresponsável pela derrubada de regimes totalitários e pela queda do Muro de Berlim.Créditos: Divulgação

Por proposição do deputado Ney Leprevost (União) está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná, projeto de Lei que institui o dia 22 de outubro, como Dia de São João Paulo II.

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978. Escolheu o nome João Paulo II e implantou em seu papado os valores que tinha aprendido ao longo da vida no anúncio do Evangelho de Cristo. Foi um exemplo de líder religioso. Seus gestos de humildade e compaixão são inspiração para milhares de pessoas.

Conhecido como “Papa Peregrino”, percorreu o mundo pregando a palavra de Jesus para todos os povos. Dotado de carisma extraordinário e simpatia autêntica, foi um chefe de estado habilidoso e aberto ao diálogo. Sua atuação a partir do Vaticano, ajudou a democratizar países e a derrubar muros, inclusive o de Berlim. Durante sua vida, João Paulo II sofreu muito com a doença de Parkinson.

Uma freira passando pelo mesmo sofrimento, rezou pela ajuda do João Paulo II. Milagrosamente, foi curada do mal de Parkinson.

Segundo o deputado Ney Leprevost, São João Paulo II além de grande líder religioso, foi também um estadista, corresponsável pela derrubada de regimes totalitários e pela queda do Muro de Berlim. “São João Paulo II foi um Papa peregrino, que levou a palavra de Jesus aos lugares mais distantes e deixou ensinamentos de perdão, caridade, tolerância e amor”, disse Ney.

João Paulo II visitou a capital do Paraná no dia 5 de julho de 1980, foi aclamado por uma multidão de pessoas que se concentravam ao longo de todo o percurso percorrido até o Estádio Couto Pereira, onde falou para um público superior a 60 mil pessoas.

No dia seguinte, João Paulo II celebrou uma missa para cerca de 500 mil pessoas no Centro Cívico. O Santo Padre afirmou que Curitiba e o Paraná acolheram com generosidade muitos imigrantes, de diversos povos, e sem nenhum preconceito.

Quando foi vereador de Curitiba, Ney Leprevost teve a ideia de fazer a Lei que criou o “Prêmio Papa João Paulo II” concedido anualmente a pessoas e instituições que prestam serviços baseados nos princípios cristãos e humanitários as causas da saúde, educação, infância, pessoa idosa e socorro as pessoas em situação de vulnerabilidade social.