Deputado paranaense integrou comitiva ao Japão para realização de estudos e visitas técnicas Fabio Oliveira (Podemos) viajou a convite do governo japonês em um programa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

12/04/2023 11h39 | por Antônio Dilay

O deputado Fábio Oliveira é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A convite do governo japonês, no último mês de março, um grupo de 10 parlamentares brasileiros empreendeu viagem ao Japão para visitas técnicas e conhecimento do sistema legislativo daquele país. Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Fabio Oliveira (Podemos) integrou a comitiva no programa criado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, o deputado esteve em contato com os setores de pesquisa e desenvolvimento em universidades e empresas de tecnologia em Tóquio, Fukushima e Hamamatsu. Manteve contato também com as comunidades brasileiras no Japão, especialmente em Hamamatsu, localizada na província de Shizuoka que abriga cerca de 10 mil brasileiros, fazendo com que a cidade tenha a maior concentração de brasileiros per capita no país.

“A primeira grande experiência que tivemos foi com relação a vida parlamentar daquele país, então nós tivemos reunião com o Ministro das Relações Exteriores, com uma deputada federal que é a vice-presidente das relações Brasil-Japão, fomos recebidos pelo vice-prefeito da cidade de Hamamatsu e entendemos um pouco das dificuldades que os brasileiros enfrentam quando vão morar no Japão, especialmente com relação a língua e a cultura”, descreveu o deputado Oliveira.

Para o deputado “o entendimento de como se organiza e se desenvolve a administração pública, o sistema parlamentar e eleitoral, o desenvolvimento econômico e industrial, a educação, a previdência social, o serviço de atendimento público e a imprensa, colaboraram para ampliar o conhecimento e as relações entre o estado do Paraná e o Japão, que semanas antes já havia recebido o governador Ratinho Jr”.

Hidrogênio Renovável

Um dos destaques relacionados pelo deputado Fábio Oliveira foi a visita a indústria de produção de hidrogênio renovável, que vai ao encontro aos programas do Governo Federal sobre os incentivos à produção de energia limpa. Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, “o Paraná se prepara para uma grande política de energias renováveis voltadas a consolidar o Estado como indutor da cadeia no país”.

“Programamos para 03 de maio um grande evento sobre essa energia no Estado, quando deve ser enviado à Assembleia Legislativa o projeto de lei da criação do Plano de Hidrogênio Renovável e a assinatura do decreto desonerando a cadeia, com mecanismos que despertem o interesse de players do setor”, informou o secretário de Planejamento, Guto Silva.

Nesse tema, o deputado Oliveira destacou que “o Paraná está a anos-luz à frente do Brasil nesse assunto e por isso é importante a gente, que está planejando isso para o nosso futuro, aprenda com quem já usa esse tipo de energia no presente, e o Japão demonstrou estar aberto a conversar com o estado do Paraná sobre esse assunto”.

Reciclagem de resíduos da construção civil

Sobre a reciclagem de resíduos da construção civil, comenta o deputado sobre a sua visita a usinas de reciclagem do setor, “que aqui no Brasil já não é novidade, mas que o que chamou a atenção é o sistema de reciclagem da madeira, ainda não tinha visto. Só que o diferencial de lá é que a questão de reciclagem do material da construção civil, ele é obrigatório e se a construtora não reciclar o material ela vai ter que pagar uma taxa robusta para o governo”.

“Então é mais barato que ela, por exemplo, execute a demolição de um prédio e ela pegue todo este material, leve para usina de reciclagem e pague por isso, do que ela recolher a taxa para o governo. A clara certeza que eu tive, é que esse processo todo da construção civil só vai se tornar algo ecológico se tiver uma lei que determine para isso, então é um bom trabalho para termos aqui na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e na Assembleia”, pontuou.

Na sua avaliação, “a viagem foi um conjunto de conhecimentos adquiridos e agora me coloco à disposição de todos os colegas deputados, para partilhar todo este conhecimento e também já tenho algumas reuniões agendadas com alguns secretários de estado para disponibilizar, também, os contatos realizados lá no Japão e, desta forma, continuar este trabalho de fortalecimento do Legislativo aqui no estado do Paraná”, concluiu Oliveira.