Deputado Prof. Luizão (pt)

13/10/2008 16h17 | por Laura Sica / 41 3350-4157 - 9985-6667
Com o retorno de Enio Verri para a secretaria do Planejamento, o deputado Professor Luizão, primeiro suplente do PT, retornou nesta segunda-feira, 13 à Assembléia Legislativa.Eleito prefeito de Pinhais, com 64,20% dos votos válidos, Luizão ficará na Assembléia até que seja empossado no cargo. “Mesmo por um período curto estou muito feliz de estar aqui, agora, como prefeito de Pinhais”, disse o petista durante discurso no plenário.Durante a permanência como deputado, antes de se candidatar-se a prefeito, Luizão apresentou mais de 30 proposições entre projetos de leis, indicações, requerimentos e emendas, muitos já aprovados e outros que tramitam pela Casa de Leis. Durante o ano de 2007 o deputado foi integrante da Comissão de Constituição e Justiça – a mais importante da Casa - exercendo a função de relator emitindo parecer técnico sobre constitucionalidade de mais de 80 projetos. Como deputado relatou ainda, oito Proposições de Veto e 74 Projetos de Lei. Em pouco tempo ganhou a confiança dos deputados do PT e em 2008 foi escolhido o novo líder da bancada na Assembléia Legislativa. Como líder, presidiu audiência pública sobre: Redução da Jornada de Trabalho; Segurança Bancária e Aqüicultura e Pesca Familiar. Para o líder da bancada do PT, Péricles de Mello, a eleição de Luizão como prefeito de Pinhais, representa um marco de referência do PT do Paraná. “ Governar uma cidade é difícil, mas é muito bonito. Tenho certeza que pela sua experiência política será um excepcional prefeito”, disse o deputado , que já foi prefeito de Ponta Grossa. A opinião foi compartilhada pelo deputado Waldir Pugliesi, do PMDB. “Luizão, como prefeito, colocará em prática as políticas públicas que sempre defendeu”.Currículo – Luiz Goulart, mais conhecido por Professor Luizão, iniciou sua trajetória política como vereador em Pinhais, tendo sido eleito por dois mandatos consecutivos: 1997/2000 e 2001/2004. Ainda em 2004 foi candidato a prefeito de Pinhais, ficando em segundo lugar na disputa eleitoral. Em 2006, no pleito para deputado estadual obteve 23.006 votos, o que assegurou a ele a suplência no legislativo paranaense. Agora, no pleito eleitoral de 5 de outubro, foi eleito prefeito de Pinhais com 39.438 votos - 64,20% dos votos válidos.Em 2009, quem deve assumir a vaga na bancada do PT é o presidente da APP-Sindicato, José Rodrigues Lemos, segundo suplente da sigla, com 22.201 votos conquistados nas eleições de 2006. Lemos permanece à frente da APP-Sindicato até o próximo dia 24 de outubro, quando dará posse à professora Marlei Fernandes de Carvalho, vencedora da eleição interna da instituição.