Deputado propõe política de incentivo à ovinocaprinocultura

19/11/2019 11h31 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Anibelli Neto (MDB).

Deputado Anibelli Neto (MDB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Anibelli Neto (MDB).

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei 849/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), que propõe uma política de incentivo à ovinocaprinocultura no Estado.

O objetivo, segundo o deputado, é promover o aumento da escala e a padronização da produção, a regularidade do fornecimento, o estímulo ao beneficiamento e a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor.

A iniciativa pretende também garantir o melhoramento genético dos animais, com o desenvolvimento de raças mais produtivas.

Pela proposta, entre as diretrizes da política estão a redução das disparidades regionais, a geração de emprego e renda, a indução ao empreendedorismo, a sanidade e a segurança alimentar, bem como o bem-estar animal.

Os planos e os programas de incentivo à ovinocaprinocultura deverão ser formulados e implementados em articulação com as entidades representativas dos setores de produção de ovinos e caprinos, da indústria de processamento, das empresas e instituições federais, estaduais e municipais.

Na justificativa de seu projeto, o deputado Anibelli Neto argumenta que a criação de ovinos e caprinos é uma importante atividade em nosso Estado, constituindo a principal forma de sustendo de diversos agricultores.

Assim, defende, o desenvolvimento de uma Política Estadual de Incentivo à Ovinocaprinocultura é uma importante medida para fomentar o aproveitamento do crescente mercado de produtos do setor, melhorando a produção e a qualidade de vida do produtor rural.