Deputado questiona Provopar sobre suposta prescrição de Kit Covid em Curitiba Entidade responde que médicos voluntários podem receitar o que quiserem e oferecer a medicação gratuitamente.

26/03/2021 12h15 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Requião Filho (MDB).

Deputado Requião Filho (MDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Requião Filho (MDB).

A Associação Médica Brasileira publicou uma nota oficial esta semana, recomendando que remédios como a hidroxicloroquina e ivermectina sejam “banidos” do tratamento para a Covid-19, por terem ineficácia comprovada contra a doença. Ainda assim, muitos médicos e grupos da sociedade civil, seguem com a prescrição do chamado Kit Covid. 

Um desses grupos, associado ao Programa do Voluntariado Paranaense - o Provopar, intitulado “Programa Sociedade Contra o Covid”, começou a oferecer esta semana em Curitiba um atendimento diferenciado e gratuito à população. Questionado por um seguidor nas redes sociais, o órgão confirmou - ainda que de maneira genérica - a possibilidade de indicação dos remédios não autorizados e a atitude logo chamou a atenção das autoridades.

O deputado estadual Requião Filho (MDB) foi um deles que, imediatamente protocolou pedidos de informações ao Provopar e ao Chefe da Casa Civil, uma vez que a entidade é ligada ao Governo do Estado.

Em resposta, o Provopar afirmou não haver outras entidades participando do referido Programa, enaltecendo que esta é uma iniciativa própria, e nem oferece tratamento precoce. Afirmou que está oferecendo consulta médica gratuita para casos de Covid, alegando ser este um “gesto solidário pela sobrevivência da população e baixa renda durante a pandemia”. 

A nota afirma ainda que não há protocolo estabelecido pela entidade, mas que, os 20 médicos voluntários que se revezam nos atendimentos, têm autonomia para receitar o que quiserem e ainda ofertarem os remédios gratuitamente. O documento foi encaminhado ao Ministério Público, que deve investigar o caso. A Casa Civil ainda não encaminhou resposta ao gabinete do deputado.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação