Deputado Reichembach destaca a volta do debate sobre a regulamentação do mercado do carbono à pauta do Senado Parlamentar é autor de projeto de lei sobre o assunto no Paraná.

29/01/2024 10h48 | por Assessoria Parlamentar
Para Reichembach, mercado do carbono deve ser, também, uma possibilidade de renda para quem protege o meio ambiente.

Para Reichembach, mercado do carbono deve ser, também, uma possibilidade de renda para quem protege o meio ambiente.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Para Reichembach, mercado do carbono deve ser, também, uma possibilidade de renda para quem protege o meio ambiente.

O mercado de carbono é realidade no mundo e está cada vez mais presente no Brasil. A previsão é que o Senado volte a discutir em breve a regulamentação desta pauta no país. A Casa aguarda a chegada do Projeto de Lei (PL) 2.148/2015, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), estabelece tetos para emissões e prevê regras para a venda de títulos de compensação. O texto foi aprovado em dezembro pela Câmara dos Deputados. “Estamos cada vez mais atentos a tudo que envolve a preservação do meio ambiente. O Governo Federal precisa falar menos e agir mais, pois tem os mecanismos necessários para tal. No âmbito estadual, faremos o nosso trabalho para encontrar o equilíbrio entre a preservação, sustentabilidade e produção”, diz o deputado Reichembach (PSD).

Proponente do projeto de lei 854/2023 que prevê a criação do Programa Estadual de Informação sobre o Mercado de Carbono no Paraná, Reichembach mostra-se cada vez mais próximo das causas ambientais. “Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual marcado por uma crise climática: eventos extremos de calor, chuvas e secas. Vejo o mercado do carbono como uma grande contribuição para ajudar a mudar esse cenário. Temos que proteger a água, o solo, o descarte correto do lixo”, acredita o parlamentar.

O mercado de carbono foi criado para forçar as economias a reduzirem as emissões de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), que são responsáveis pelo aquecimento global. “Precisamos orientar a população sobre essa possibilidade de renda para quem cuida do meio ambiente. O caminho é pela remuneração financeira pelas boas práticas ambientais”, defende Reichembach. O mercado de carbono fixa cotas para emissão de gases do efeito estufa. Com isso, quem emitiu menos do que o permitido ganha créditos, que podem ser vendidos paras as empresas que ultrapassaram a meta.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação