Deputado Requião Filho alerta sobre estratégia que obriga Copel aumentar as contas de energia para beneficiar acionistas

07/06/2022 16h20 | por Assessoria parlamentar
Deputado Requião Filho (PT).

Deputado Requião Filho (PT).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Requião Filho (PT).

Nesta terça-feira (07), o deputado estadual Requião Filho (PT) criticou a postura da atual gestão da Copel, presidida por Daniel Pimentel Slaviero, que comemorou em recente entrevista, a amarra feita no estatuto da Companhia que obriga qualquer futuro governador e/ou gestor da estatal, a reajustar as contas de energia colocados pela ANEEL, no seu percentual máximo, precisando ou não.

“Não é um legado a ser comemorado, é uma herança maldita”, declarou Requião Filho.

O parlamentar apontou a gravidade das afirmações do presidente da estatal, diante da crise financeira que se apresenta no Paraná, decorrente da má gestão. “As famílias escolhem pagar a conta de água ou de luz, porque tem meses que elas não conseguem pagar as duas. E saber que os reajustes serão sempre pelo valor máximo, é como trazer um mau presságio a nossa população, que sofre diante do descaso econômico promovido por este governo, que desconhece a realidade do Paraná”.

E continuou: “Consideram investimento de risco o que deveria ser a base dos trabalhos da nossa companhia de energia elétrica. O retorno esperado pelos acionistas não é promover a dignidade da nossa população, mas acumular lucros que não são reinvestidos no nosso Estado. A Copel é dos paranaenses, não dos acionistas. Esse presidente acredita que deixou um legado, mas é um roubo ao povo paranaense e à nossa economia. Não conhece a dor do povo paranaense. Não conhece um patrimônio do município, um assentamento, uma comunidade do interior. Queremos preço justo, não lucro para acionista nem PLR para diretoria. E o governador apoia esse descaso, porque deixou à frente da diretoria da Copel pessoas que fazem isso com a nossa população”, destacou.

“Agora, mesmo subindo as tarifas acima da inflação, a Copel não conseguiu sequer terminar o Paraná Trifásico. Isso prejudica as donas de casa, os pais de família, mas também as empresas, o agro, as indústrias. Não há condições de um governador deixar que alguém comemore um roubo desses de maneira tão escandalosa como se fosse um legado”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação