
O deputado estadual Requião Filho (PT) recebeu, no início do mês de maio, uma série de relatos de professores e alunos que possuem bolsas concedidas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Fundação Araucária, dizendo que o Governo não teria pago o reajuste prometido para abril.
Conforme divulgado pelo Governo em março de 2022 na Agência Estadual de Notícias, o Estado reajustaria em 25% o valor das bolsas para pesquisadores, professores, alunos e indígenas, com investimentos de R$ 14 milhões para contribuir com a formação no ensino superior, na área de Ciência e Tecnologia.
Nesta semana, o deputado foi questionado pela Liderança do Governo a respeito dessa informação de não recebimento por parte dos bolsistas. Para que tudo possa ser esclarecido e entender de fato o que está acontecendo, Requião Filho protocolou um pedido de informações ao chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, para levantar os dados referentes aos repasses anunciados.
O deputado quer saber se o reajuste já passou a vigorar, quando será implementado, se haverá pagamento dos valores retroativo, qual o impacto para o erário, dentre outros questionamentos.