Deputado Romanelli propõe moção de apoio às instituições de fomento à indústria do turismo

27/10/2021 12h00 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) propôs, nesta quarta-feira (27), uma moção de apoio da Assembleia Legislativa do Paraná para as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), organizações criadas para dar suporte ao desenvolvimento da indústria do turismo. No Paraná, as 15 regiões turísticas instituíram este fórum de gestão.

Romanelli sustenta que o potencial do turismo no Estado já tem grande relevância para o País, em razão da localização das Cataratas do Iguaçu, considerada a segunda maior atração nacional para visitantes estrangeiros. Para ele, o Paraná está estruturando outras opções que trarão ainda mais visitantes e vão gerar novas oportunidades de emprego e renda.

A moção de apoio, explica Romanelli, é uma forma de fortalecer e valorizar o papel das IGRs. “São organismos que atuam diretamente com a capacitação do empresário local, na promoção e estruturação dos potenciais turísticos. Todas trabalham para tornar o Paraná mais próspero na área da indústria do turismo”, afirma o deputado.

Masterplan - As IGRs são organizações com participação do poder público e do setor privado, com envolvimento municipal. Elas têm o papel de coordenar e fomentar o que foi definido na Política Estadual do Turismo. Neste ano, as instâncias participam da atualização dos planos operacionais das 15 regiões turísticas (RTs) do Paraná.

A atualização dos planos operacionais faz parte do Masterplan Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente, programa responsável por colocar em prática a Política Estadual de Turismo e que foi consolidado pelo Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur).