Deputado Tercilio Turini (PSD) propõe a Rolândia o título de Cidade-Berço do Plantio Direto Iniciativa valoriza pioneirismo do agricultor Herbert Bartz, que desenvolveu nova técnica de semear a terra e projetou o município internacionalmente.

18/07/2023 16h20 | por Assessoria Parlamentar
Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa valoriza pioneirismo do agricultor Herbert Bartz, que criou método de plantio em Rolândia.

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa valoriza pioneirismo do agricultor Herbert Bartz, que criou método de plantio em Rolândia.Créditos: Orlando Kissner

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa valoriza pioneirismo do agricultor Herbert Bartz, que criou método de plantio em Rolândia.

Homenagear Rolândia como a “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, valorizando a ousadia e o pioneirismo do saudoso agricultor Herbert Bartz, que na década de 1970 desenvolveu uma nova técnica de semear a terra e projetou o município internacionalmente. Esta é a proposta do deputado estadual Tercilio Turini (PSD), com projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná para ser votado nos próximos meses.

O método conservacionista adotado pelo produtor Bartz consiste em utilizar a palha (os restos) da cultura anterior, sem revolver o solo, para incorporar nutrientes e proteger a capacidade de cultivo na semeadura de nova lavoura. Apesar da desconfiança inicial, os resultados confirmaram o potencial, a técnica passou a ser usada por outros agricultores e rapidamente ganhou grande espaço no país.

O projeto de lei ressalta que a prática comprovou ganhos na produção e em sustentabilidade, com benefícios para a qualidade de solo ao evitar erosões, preservar os recursos naturais e aumentar a produtividade e a renda na agricultura. “A percepção, os estudos, a ousadia e a vontade de produzir mais, sem degradar o meio ambiente, fizeram do produtor Herbert Bartz um símbolo do avanço no agronegócio”, justifica Tercilio Turini.

O pioneirismo da implantação do Sistema de Plantio Direto atraiu pesquisadores, professores universitários, agricultores, empresários do agronegócio, jornalistas e outros profissionais para verem como uma técnica simples, de custo reduzido e de conservação do solo, apresentava resultados favoráveis para as plantas, para a terra, para o ambiente, para a produtividade e para a renda do produtor. A inovação de Herbert Bartz passou a ser tema de estudos científicos e logo foi levada para culturas extensivas, principalmente de grãos.

O Norte do Paraná se transformou em um laboratório a céu aberto para desenvolver uma tecnologia revolucionária na agricultura. Hoje existe, por exemplo, a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), comprovando como a técnica se difundiu rapidamente num período de aproximadamente 50 anos. “Assim, para ficar registrado como o local onde o pioneiro e visionário Herbert Bartz iniciou a inovação, nada mais justo do que instituir para Rolândia o título de Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, destaca o parlamentar.

O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise, depois seguirá para outras comissões e posterior votação em Plenário.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação