
Entre outras propostas, os deputados aprovaram nesta quarta-feira (15) o projeto de resolução da Comissão Executiva que prevê a criação de três novas comissões permanentes na estrutura do Legislativo, alterando o Regimento Interno da Casa: de Igualdade Racial, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a de Minas, Energia e Água. A proposta também tem o objetivo de criar até sete blocos parlamentares temáticos para tratar de assuntos de interesse da sociedade paranaense e, de acordo com o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), é também uma forma de fomentar a criação de mais políticas públicas em prol dos paranaenses e com representantes de todos os partidos e parlamentares de variados segmentos.
(Sonora)
O projeto foi aprovado em primeira discussão em uma sessão ordinária e em segunda discussão em uma extraordinária, com dispensa de votação em terceiro turno. Assim, está pronto para ser promulgado pelo presidente Ademar Traiano (PSD).
Todas as comissões têm a finalidade de apoiar, defender os segmentos, atuar na criação das políticas públicas e dar pareceres a projetos que proporcionem melhorias e fortaleçam programas destinados aos públicos em questão, combatendo as desigualdades sociais, raciais, fomentando as atividades minerais e hídricas com o uso de fontes alternativas de energia, com um olhar especial para a preservação ambiental.
(Sobe som)))
Os deputados também aprovaram em primeira discussão outro projeto de resolução que prevê que a Assembleia Legislativa conceda o prêmio Meninas Olímpicas, para incentivar a participação das estudantes em Olimpíadas do Conhecimento. O projeto é assinado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).
Pelo projeto, a premiação será em três níveis: para garotas do sexto e sétimo anos do ensino fundamental (nível 1); do oitavo e nono anos (nível 2) e do ensino médio (nível 3). O Prêmio Meninas Olímpicas está previsto para acontecer em uma data perto do Dia Internacional da Mulher, com a entrega de um diploma com o brasão da Assembleia Legislativa e o símbolo da Procuradoria Especial da Mulher da Casa.