Deputados aprovam Utilidade Pública para a Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá

17/05/2023 14h31 | por Assessoria Parlamentar

Segundo a proposta assinada pelos deputados, a nobre missão da entidade, mesmo com o hospital sem o pleno funcionamento, “justifica as atividades da associação que, em seus primeiros meses, já se preocupou em buscar recursos para a manutenção”.Créditos: Divulgação

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (17), o título de Utilidade Pública à Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá (AMIHC). A proposta é dos deputados Maria Victoria (PP) e Soldado Adriano José (PP).

A Associação foi criada para atender as crianças e famílias com vulnerabilidade social que serão recepcionadas pelo Hospital da Criança de Maringá. As obras do hospital foram concluídas recentemente. A Secretaria da Saúde e as prefeituras da região estão definindo a administração e a operação do Hospital.

“A Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá (AMIHC) já tem feito um grande trabalho junto a sociedade maringaense e terá um papel muito importante no atendimento e acolhimento da população mais carente. O título de utilidade pública facilitará o acesso aos financiamentos e na assinatura de convênios”, afirma Maria Victória.

A previsão é que o Hospital da Criança de Maringá seja referência para mais de 4 milhões de pessoas, com cerca de 160 leitos, um centro de pesquisas em doenças raras e atendimento para mais de 20 especialidades da pediatria.

O deputado Adriano José disse que a concessão desse título é uma forma de reconhecimento pelos esforços e dedicação da AMIHC em prol das crianças, demonstrando a importância do trabalho voluntário e da solidariedade em nossa sociedade. “É motivo de orgulho e inspiração ver instituições como essa sendo valorizadas e apoiadas, pois são elas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas”.

Justificativa

O texto aponta ainda que a esfera de atuação a AMIHC é muito maior que Maringá. “Distante cerca de duzentos quilômetros do Mato Grosso do Sul e pouco mais de cem quilômetros do Estado de São Paulo, o Hospital da Criança será uma referência para o tratamento das crianças deste raio de abrangência, ultrapassando certamente as fronteiras do próprio Estado do Paraná”.

“A magnitude da estrutura do hospital reforça o compromisso do atendimento regional que será ofertado pela unidade de saúde, colocando Maringá como polo de referência para os paranaenses que necessitarem de cuidados especiais para o câncer e as doenças raras”.