Deputados Avaliam Indicação de Olympio Sotto Maior à Procuradoria Geral de Justiça do Mp

07/03/2008 17h27 | por Assembléia Legislativa Do Paraná/ Carlos Souza
Distribuído em 07/03/08DEPUTADOS AVALIAM INDICAÇÃO DE OLYMPIO SOTTO MAIOR À PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MP O novo procurador geral de Justiça do Ministério Público (MP), Olympio de Sá Sotto Maior Neto, estará na Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira, 10 de março, para ser ouvido por uma Comissão Especial da Casa. A oitiva de apresentação do seu plano de atuação frente ao MP, será às 11h na Sala das Comissões. Na seqüência, ele almoça com o presidente Nelson Justus (DEM) e os demais deputados. A Comissão será constituída pelos deputados Cleiton Kielse (PMDB), Ademar Traiano (PSDB), Elton Welter (PT), Plauto Miró Guimarães (DEM), Cida Borghetti (PP), Augustinho Zucchi (PDT), Dr. Batista (PMN), Chico Noroeste (PR) e Rosane Ferreira (PV).Às 14h30 a Assembléia realiza, em plenário, uma sessão especial para avaliar o parecer da Comissão Especial. A indicação do procurador é feita pelo governador conforme determina a Constituição Federal e foi realizada a partir de uma lista tríplice, também formada pelos procuradores Ernani de Souza Cubas Júnior e Bruno Sérgio Galatti, constituída no dia 22 de fevereiro durante eleição no MP do Paraná.“O procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto detém grande conhecimento jurídico e um ótimo relacionamento com todos os Poderes constituídos, inclusive com esta Casa de Leis e seus membros. Acredito que ele terá amplas condições de exercer e com muita eficiência o cargo para o qual será nomeado”, afirma Justus.PROCURADOR – Olympio de Sá Sotto Maior Neto foi o procurador mais votado na eleição de fevereiro do Ministério Público Estadual, com 363 votos. Ele é membro da instituição há 31 anos e já foi procurador-geral de Justiça por duas vezes. A posse do novo procurador será realizada no primeiro semestre deste ano.Ao procurador-geral de Justiça compete, entre outras funções, exercer a chefia administrativa e institucional do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente, submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e de orçamento anual, além de encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do MP, entre outras atribuições do cargo.Também cabe ao procurador processar criminalmente autoridades como prefeitos, juízes estaduais, membros do MP, deputados estaduais e vice-governador. E ainda, promover o inquérito civil e a ação civil pública quando a autoridade for o governador do estado, o presidente da Assembléia Legislativa ou o presidente do Tribunal de Justiça.