Deputados cobram acordo e direito de ir e vir dos moradores de Mandaguari pela Estrada Terra Roxa Reunião marcada pelo Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, com concessionária e prefeitos busca solução para o impasse.

29/03/2021 15h35 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Tiago Amaral (PSB) participou da reunião entre secretário de Infraestrutura, concessionária e prefeitos sobre a estrada Terra Roxa.Créditos: Rosi Guillen

Reunião com a participação do secretário de Infraestrutura, concessionária de pedágio, deputados e prefeitos debateu a estrada Terra Roxa.Créditos: SEIL

Uma reunião tensa e longa marcou a tentativa de resolver o impasse no direito de ir e vir na Estrada Terra Roxa, entre Mandaguari e Marialva, nesta segunda-feira (29). O encontro foi entre o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, representantes da Concessionária Viapar, a prefeita de Mandaguari, Ivonéia, e o vice-prefeito, Jorge do Alambique, o prefeito de Marialva, Victor Martini, e deputados que buscaram um acordo para o conflito que envolve a Estrada Terra Roxa, importante via de acesso dos moradores de Mandaguari e Marialva.

Recentemente, a concessionária Viapar, que administra a praça de pedágio de Mnadaguari, conseguiu uma liminar que autoriza o fechamento da rota. Apesar da decisão judicial, o bloqueio ainda não ocorreu. A decisão do bloqueio ao desvio da praça de pedágio de Mandaguari causou indignação e protesto da comunidade dos dois municípios, que foram pegas de surpresa após um acordo com a concessionária, em abril de 2017, ser rompido com a medida. O acordo, feito após grandes mobilizações do Movimento Tarifa Zero na época, garantia a liberação da estrada com o desvio e o desconto de 80% na tarifa da praça para moradores de Marialva e Mandaguari.

“Esse acordo não foi feito com uma simples palavra, ele foi respeitado pela comunidade e concessionária. Não dá para punir toda a comunidade, mudando o entendimento em um dos principais e maiores conflitos entre comunidade e concessionárias no Paraná. Tentar mudar o acordo, pela via judicial, é claro que acirra os ânimos. Aqui estamos todos dispostos a um entendimento, mas nenhum entendimento que não respeite aquilo que tinha sido estabelecido anteriormente será compreendido pela comunidade e por quem a representa. Antes de qualquer tipo de mudança, antes da via judicial, que venha a via do bom senso e do diálogo como foi estabelecido lá atrás”, afirmou deputado Tiago Amaral (PSB).

O deputado Evandro Araújo (PSC) cobrou da concessionária Viapar e do Governo do Estado que o acordo firmado em 2017 seja reestabelecido o quanto antes. "Estivemos com o movimento há quatro anos e sabemos o que foi acordado. Queremos que esse acordo seja cumprido, respeitado, pois ele foi respaldado pela própria Viapar", pediu o deputado. "Esperamos que a concessionária tenha o bom senso nesta questão. As pessoas não pararam de usar a praça de pedágio, mesmo os marialvenses e mandaguarienses com 80% de desconto. Quem usa o desvio é morador da região, em que o valor do pedágio impacta na sua condição financeira. Muitas vezes passam ali para ir ao trabalho", explicou.

Também participaram da reunião os deputados Delegado Jacovós (PL), Soldado Adriano (PV), Tercilio Turini (CDN) e Douglas Fabricio (CDN).

Impasse - Representantes da concessionária argumentam que precisam cumprir a decisão judicial e fechar as alças porque a justiça entende que é uma rota de fuga do pedágio. Do outro lado, o argumento é que não configura rota de fuga, tanto que a passagem é limitada apenas a veículos emplacados em Mandaguari e Marialva. Outros questionamentos foram feitos, se somando ao impasse, como o aumento da burocratização para cadastro dos moradores de Mandaguari e Marialva que passam pela praça de pedágio e o desconto de 80% na tarifa que não estaria sendo cumprido por parte da concessionária.

Uma nova reunião será marcada para essa semana pela Secretaria de Infraestrutura e Logística com prefeitos e a Concessionária para tentar chegar a um acordo.