Deputados Comentam o êxito das Sessões de Interiorização da Assembleia

13/05/2011 16h54 | por Thaís Faccio
As medidas moralizadoras e de transparência implementadas pela nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa estão sendo muito bem recebidas pelos deputados desta 17ª legislatura. Principalmente a iniciativa que instituiu a interiorização da Casa, com a realização de sessões itinerantes nas cidades do Paraná. Três sessões itinerantes já foram realizadas: em Londrina, em Cascavel e em Ponta Grossa. A próxima acontece dia 15 de junho, em Francisco Beltrão.
Um dos deputados mais antigos da Casa de Leis, o deputado Duílio Genari (PP), acredita que reuniões regionais são muito importantes, “porque é uma oportunidade para os deputados conhecerem e verem de perto os problemas e as demandas das cidades. A população pode também conhecer mais o nosso trabalho”. Para ele, o novo momento vivido pela Assembleia está “resgatando a moral dos deputados e deve ser um exemplo para nós”.
Votações – Em seu primeiro mandato como deputado, Adelino Ribeiro (PSL) também está bem satisfeito com a interiorização. Presente nas duas últimas sessões, em Cascavel e Ponta Grossa, ele acha ser muito importante passar à sociedade que o Poder Legislativo está abrindo suas portas e mostrando o que faz. Como sugestão para o aprimoramento destes encontros, ele destaca que no futuro poderiam ser realizadas também votações de projetos de lei. “Seria uma forma de discutir os projetos locais e debater com a sociedade estas demandas”, disse, ao frisar que estes eventos “colocam o Legislativo mais próximo da população”.
Para o líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), as sessões itinerantes são uma forma democrática e uma oportunidade do interior se manifestar sobre os mais variados temas. “É também uma forma de otimizar o interior para ele encaminhar as suas demandas”. Ele destacou que o Legislativo vive um novo momento, o ,que também se reflete no interior, com o resgate de sua imagem e credibilidade.
TV Sinal – O vice-líder do Governo, deputado Élio Rusch (DEM), também segue a mesma linha: “são eventos muito importantes, tanto para a população que pode conhecer o nosso trabalho, como para nós, que podemos prestar contas das nossas atividades”. O deputado também fez questão de destacar que agora a TV Sinal será transmitida para todo o Paraná, com a geração do sinal via satélite. “Agora todos que têm uma antena poderão assistir as sessões da Casa e acompanhar as discussões. Antes isso era limitado a quem tinha NET, TVA ou assinatura de canal fechado. Isso é um grande avanço”.
Para o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que já defendia estas interiorizações, a implementação agora é muito bem vinda. “O deputado Nelson Justus (DEM), quando presidente, disse que iria fazer, mas acredito que faltou tempo hábil para colocar em ação. O deputado Valdir Rossoni (PSDB), quando assumiu a Presidência da Casa, disse que iria fazer e de fato o fez. O que eu acho muito positivo”. Para ele, eventos assim são oportunidades dos parlamentares estarem com seus eleitores, ouvir as demandas, conversar, entender as peculiaridades das cidades e conhecer os problemas. “Assim, quando tiver que votar, apreciar, ou apresentar um projeto, o deputado já tem conhecimento do problema”. Também presente na sessão de interiorização em Ponta Grossa, o deputado Teruo Kato (PMDB) comentou que “é extremamente interessante essa sessão, porque possibilita um contato bem próximo dos parlamentares com paranaenses de todas as regiões”. Teruo, que tem como base eleitoral a região de Paranavaí, lembrou que seu contato com os Campos Gerais é bem pequeno. “Agora estamos conhecendo melhor esses moradores, que também são beneficiados pelas leis que aprovamos no Parlamento”.
Soluções – Para a deputada Rose Litro (PSDB), a interiorização é um momento muito bom, porque a Assembleia está saindo para ficar com o povo, abrindo suas portas à população. “Há uma necessidade do povo conhecer o nosso trabalho, o que fazemos e como fazemos”, disse. Rose Litro ressaltou o novo momento pelo qual passa a Casa. “É o resgate da credibilidade do Legislativo por partes desta nova administração”. Em primeiro mandato, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que está acompanhado as sessões itinerantes promovidas pela Casa, está bem otimista. “É uma forma direta de estarmos com o povo e de eles conhecerem a maneira como trabalhamos. Além disso, podemos conhecer os problemas in loco, para depois discutirmos e apresentarmos soluções”.