Deputados criam a Frente Parlamentar pela Manutenção da PR-280 O grupo de trabalho será coordenado por Anibelli Neto (MDB); essa estrada com cerca de 280 km é conhecida como o “Corredor do Sudoeste”.

19/06/2019 15h23 | por Nádia Fontana

Deputado Anibelli Neto (MDB) coordenador da Frente Parlamentar pela Manutenção da PR-280.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A PR-280, conhecida como o “Corredor Sudoeste”, é uma das rodovias mais importantes da região e apresenta sérios problemas de degradação. A afirmação foi feita pelo deputado Anibelli Neto (MDB) durante as discussões na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) sobre a criação da Frente Parlamentar pela Manutenção e Conservação da PR-280, que acaba de ser constituída.

Segundo o deputado, que vai coordenar esse movimento, o Sudoeste não pode esperar a nova concessão das rodovias (a partir do fim do contrato do pedágio, em 2021) para a PR-280 ser restaurada. “Hoje literalmente essa estrada está em frangalhos. Provocando acidentes, tirando vidas”, destacou o parlamentar ao falar em Plenário sobre o tema no início de abril. O pronunciamento foi feito logo após uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, quando foi discutido o assunto com um grupo de parlamentares da região. Anibelli Neto defendeu ainda o financiamento público para recuperar a estrada, e frisou ser radicalmente contra a implantação de pedágio neste trecho. “Não queremos tapa-buracos. Queremos a recuperação dessa malha viária”, frisou.

“Precisamos unir forças para fazer cobranças de investimentos mais expressivos naquela rodovia, que vem sofrendo há anos com o abandono e colocando em risco a vida de milhares de pessoas que trafegam por ali diariamente”, ressaltou o deputado Reichembach (PSC), que integra a Frente, ao defender no começo do ano a constituição da Frente Parlamentar. Ele destacou ainda que essa é uma demanda antiga da região. A rodovia tem cerca de 284 quilômetros de extensão, e é a principal ligação entre os municípios do Sudoeste, indo de Realeza (entroncamento com a BR-163) até Palmas (entroncamento com a BR-153).

Ações concretas – Além de Anibelli Neto e Reichembach diversos parlamentares já aderiram ao grupo de trabalho que tem a finalidade de proporcionar um espaço para debater e realizar atos buscando viabilizar ações concretas de manutenção e conservação da PR-280.

De acordo com o ato do presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), publicado no Diário Oficial nº 1.748,  a Frente será integrada também pelos seguintes deputados: Tadeu Veneri (PT), Rodrigo Estacho (PV), Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC), Marcel Micheletto (PR), Tiago Amaral (PSB), Soldado Adriano José (PV), Delegado Jacovós (PR), Mabel Canto (PSC), Plauto Miró (DEM), Requião Filho (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Hussein Bakri (PSD), Ricardo Arruda (PSL), Soldado Fruet (PROS), Luiz Fernando Guerra (PSL) e Coronel Lee (PSL). Os trabalhos serão desenvolvidos de acordo com as disposições da Resolução n° 17, de 14 de dezembro de 2016.