Deputados da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da ALEP planejam ações para 2015

10/06/2015 17h10 | por Claudia Ribeiro
Podcast
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Assembleia define  estratégias de ação para 2015.   Hoje é quarta-feira, 10 de junho de 2015.

 

   Na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso desta quarta-feira, foram apresentadas ações que deverão ser desenvolvidas  em conjunto entre deputados, órgãos públicos  e instituições da sociedade para  tentar reduzir os casos de violência contra crianças, adolescentes e idosos e garantir cidadania, principalmente aos mais velhos.  Representantes da OAB Paraná, de Conselhos  e Ministério Público participaram da reunião.   

  A Comissão é presidida pelo deputado Leonaldo Paranhos, do PSC.    O parlamentar  criticou a demora na punição dos culpados e também na solução dos casos de violência,  depois que eles acontecem. A partir da reunião,  Paranhos acredita  que o trabalho da Comissão deve se intensificar e avançar, com a criação de leis  que façam cumprir o Estatuto da Criança, do Adolescente e também o do Idoso, além de propor a  criação de um grupo que está sendo chamado de Comboio da Cidadania.

(sonora Paranhos)

  No encontro também foi discutida  a implantação de uma delegacia especializada no atendimento aos idosos, e até de  um serviço telefônico para receber denúncias de crimes no  estado e de uma rede integrada de informações para agilizar a tomada de decisões.

  Uma sugestão que surgiu  durante a reunião e que foi bem recebida foi  o fortalecimento dos serviços de assistência social e de saúde nos municípios.

  A procuradora do Ministério Público,  Rosana Beraldi Bevervanço, disse que é fundamental que se olhe para a   população idosa do Brasil, que cresce a cada dia. Por isso,  propôs a ampliação dos serviços que promovem o atendimento aos idosos, com atividades que  integrem essa população à sociedade.

  Ela também defendeu que o Paraná tenha uma delegacia   própria para atender os casos de violência contra os idosos e concordou que devem ser criados mecanismos nos municípios para que os casos cheguem às autoridades e providências possam ser tomadas.

(sonora)

  Também participaram da reunião os deputados Márcio Pacheco, do PPL, Cantora Mara Lima, do PSDB e Cristina Silvestri, do PPS. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação