Deputados de Cascavel Elogiam Realização de Sessão Itinerante Na Câmara Municipal

12/04/2011 16h38 | por Edmundo Inagaki / Foto: Sandro Nascimento

Créditos: Edmundo Inagaki / Foto: Sandro Nascimento

Os parlamentares que representam Cascavel e boa parte da região Oeste na Assembleia Legislativa elogiaram a realização da sessão itinerante da Casa nesta quarta-feira (13), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. O deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que protocolou em 16 de fevereiro o pedido para a instalação da reunião em Cascavel, falou sobre a importância da iniciativa capitaneada pelo presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e pelo 1º secretário da Mesa Executiva, deputado Plauto Miró (DEM), ao provocar maior interação entre as entidades da sociedade civil e o Poder Legislativo estadual. “A interiorização vai permitir que o presidente Rossoni e os deputados ouçam das próprias lideranças quais são os problemas mais emergentes e, através de um debate aberto, encaminhar as soluções”, avalia.
Outro aspecto positivo destacado pelo deputado Paranhos é a iniciativa tomada pela nova direção da Casa de prestar contas à sociedade do trabalho que está sendo feito. “Essa é uma ação de reconstrução da imagem da Assembleia, extremamente desgastada pelas denúncias que pautaram a vida do Legislativo nos últimos anos. Agora vivemos um outro momento, de maior abertura, ética e transparência”, comenta.
Demandas - O deputado Professor Lemos (PT) diz que as sessões da Assembléia Legislativa no interior do Estado são de grande relevância. “É uma medida importante porque, ao mesmo tempo em que você leva ao conhecimento da população local o que se faz na Assembleia, é também uma oportunidade de ouvir as demandas de cada região. Ouvir as entidades organizadas que falam dos problemas e soluções que podem ser adotadas pelo Legislativo. Eu apóio, pois acredito que o trabalho parlamentar tem que ser para além dos muros e paredes da Assembleia Legislativa, em Curitiba. Precisa encontrar o paranaense lá na sua região. É necessário que se multipliquem essas sessões pelo interior do Estado”.
Ansiedade - O deputado André Bueno (PDT) aguarda com ansiedade a visita dos parlamentares a Cascavel. Segundo ele, no encontro será possível apresentar os problemas do Oeste. “Muitas vezes falamos em Plenário sobre os problemas enfrentados pela região. No entanto, os deputados estando aqui, torna-se muito mais fácil a apresentação”, destacou. Entre as exposições que serão realizadas por Bueno estão a falta de leitos no Hospital Universitário, projetos de calçamento para estradas vicinais, problemas envolvendo terrenos onde existem escolas mistas (Estado e município), com irregularidades na documentação.
Paradigmas - De acordo com o deputado Adelino Ribeiro (PSL), equidade nem sempre é possível quando as ações dos Poderes estão centradas solenemente nas capitais, e a proposta de interiorização das sessões da Assembleia rompe com os paradigmas das representações regionais. Favorável ao sistema itinerante, Ribeiro defende que “ao se aproximar das demandas locais, os parlamentares podem ouvir entidades e lideranças, definindo com celeridade a apresentação de proposições e soluções. Não importa se há mais ou menos deputados eleitos em cada região, com a interiorização todos os 54 ficam focados nos temas locais”.