Deputados debatem situação das escolas especiais no Paraná

29/03/2016 16h09 | por Dálie Felberg
Comissão de Educação e Frente Parlamentar de apoio às Escolas Especiais

Comissão de Educação e Frente Parlamentar de apoio às Escolas EspeciaisCréditos: Dálie Felberg/Alep

Comissão de Educação e Frente Parlamentar de apoio às Escolas Especiais

A Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD), promoveram reunião conjunta na manhã desta terça-feira (29), no Plenarinho do Legislativo, para ouvir representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e da Secretaria de Estado da Educação e para debater a situação das escolas especiais no Paraná. Durante o encontro os deputados buscaram também informações sobre os repasses da merenda escolar aos alunos das escolas especiais e sobre o convênio que deve garantir recursos para a folha de pagamento dos professores especializados destas escolas.
Fabiana Campos, superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEED), esclareceu que o convênio referente aos salários dos professores está mantido até dezembro, e que somente a partir do segundo semestre será debatido um novo modelo de repasse. “As APAES integram, junto com as federações, uma grande rede de educação especial. Nós tínhamos um apontamento de mudança de convênio devido a uma legislação federal que acabou não entrando em vigor. Desta forma, não teremos mudança nenhuma nas escolas de educação especial. Tudo continua como está, ” garantiu.
Ainda de acordo com Fabiana Campos, a questão da merenda também está sendo debatida, mas a entrega dos alimentos está dentro da normalidade. Ela explicou que essa é uma questão que envolve o Estado e as prefeituras, e que o objetivo da SEED é não só fazer com que a merenda chegue até as escolas, mas que seja mantida a qualidade e a quantidade suficiente para atender a todos os alunos.
Segundo a deputada Mara Lima, a reunião teve um papel muito importante para que todos saibam e entendam melhor as questões que envolvem as escolas especiais no Paraná: “Nós sabemos que as escolas especiais do nosso Estado têm sido bem cuidadas. Mas nós tínhamos dúvidas sobre os professores cedidos pelo Estado e sobre os repasses da merenda. Temos essa explicação por parte da Secretaria, que é um alívio para os alunos, e nos mostra que a Frente Parlamentar vem cumprindo bem o seu papel. Nós estamos fiscalizando e exigindo o cumprimento das obrigações do Estado para com essas escolas”, finalizou.

Ouça o Podcast relacionado