Deputados Discutem Soluções Emergenciais Ao Trevo do Atuba

21/06/2011 17h05 | por Thaís Faccio - Foto: Sandro Nascimento/ ALEP

Créditos: Thaís Faccio - Foto: Sandro Nascimento/ ALEP

Sinalização adequada, fechamento de algumas ruas e implementação de uma rotatória foram apontadas como possíveis soluções emergenciais para o trânsito caótico do Trevo do Atuba, localizado na BR-116, limite entre os municípios de Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O assunto foi tema de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (21), pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa. “É um entrave a ser resolvido e através da Comissão de Obras desta Casa poderemos encontrar soluções”, disse o presidente da Comissão, deputado Marcelo Rangel (PPS). “A população da região está preocupada com a situação do trânsito no local. Estamos aqui para ouvir e encontrar alternativas”, afirmou a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), autora do requerimento que propôs a audiência.
As soluções foram apresentadas pelo comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, e pela diretora de Trânsito da Urbs (Urbanização de Curitiba), Rosangela Maria Batistella, e serão discutidas em parecia com as prefeituras de Colombo e Pinhais. “É uma solução emergencial e depende da união de todos para sair do papel. Mas ela pode dar um fôlego até que as obras que deverão ser realizadas pela empresa concessionária no local finalmente tenham início”, afirmou Batistella. Além disso, o presidente da Comissão, deputado Marcelo Rangel, anunciou que irá instalar um Comitê Emergencial, no âmbito da Comissão de Obras da Assembleia, para “debater as propostas e conduzir as tratativas entre as prefeituras e as entidades envolvidas no processo”.
Obras – O supervisor da unidade local do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná) em Colombo, João Alberto Sautchuk, informou que já há um projeto de obras de melhoria para o viaduto em andamento e que devem ser executadas pela concessionária Autopista Régis Bittencourt (Grupo OHL), que administra a rodovia. “As obras já deveriam ter sido executadas, mas houve modificações no projeto original e novos prazos para sua conclusão foram dados. Pelas informações que temos, a concessionária tem até janeiro de 2013 para concluir os trabalhos”, explicou.
Ainda de acordo com Sautchuk, o projeto de melhoria do trevo está em fase de aprovação junto à ANTT e, segundo contrato de concessão, as obras estão previstas para ter início ainda este ano. Além disso, o supervisor também informou que há a necessidade de se deliberar sobre a situação dos decretos de desapropriação de utilidade pública à região. “Eles são feitos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas só depois que o projeto for aprovado. O que ainda não ocorreu”, alertou.
Críticas – O evento contou com a participação de representantes das prefeituras de Curitiba, Colombo e Pinhais; do Governo do Estado; do DNIT/PR (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná); da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e da comunidade local. A ausência de representantes da concessionária Autopista Régis Bittencourt (Grupo OHL), responsável pela obra que deverá melhorar o tráfego na região, foi criticada pelos propositores da audiência. “É uma falta de respeito para com este Legislativo. A concessionária falhou com este Poder”, afirmou Rangel que, via Comissão, irá convocar o presidente da concessionária para prestar esclarecimentos. “Também vamos enviar um requerimento à ANTT para que fale sobre os decretos de utilidade pública dos imóveis no local e sobre os novos prazos concedidos à concessionária para conclusão da obra”, disse. “É uma falta de respeito com essa Casa. Mas vamos continuar a cobrar soluções”, afirmou a deputada Mara Lima.
Também participaram dos debates o superintendente regional leste do DER, Gilberto Loyola; o professor de Tecnologia e Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedro Alscino; o diretor de obras da prefeitura de Colombo, Eduardo Akio Ueda; o presidente da União dos Moradores das Associações de Moradores da Região Norte, Toninho Guedes; o diretor de Transportes da Comec, Caco Almeida; o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pinhais, David lachowki; vereadores de Colombo e Pinhais; entre outros.