Deputados estaduais aprovam a interiorização em Ponta Grossa Cidade dos Campos Gerais é a terceira parada da Assembleia Legislativa na descentralização do Poder Legislativo pelo interior do Paraná.

23/10/2019 16h22 | por Jaime S. Martins

Durante todo o dia deputados estiveram reunidos com o governador Ratinho Júnior, secretários de Estado, prefeitos e lideranças.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados Emerson Bacil (PSL) e Alexandre Amaro (Republicanos).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados Emerson Bacil (PSL) e Alexandre Amaro (Republicanos).

Deputados Luiz Fernando Guerra (PSL) e Soldado Adriano José (PV).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados Luiz Fernando Guerra (PSL) e Soldado Adriano José (PV).

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputado Boca Aberta Jr. (PROS).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Boca Aberta Jr. (PROS).

Estar mais próximos da população e poder ouvir representantes do setor produtivo esse é objetivo da interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná, comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB) e pelo segundo secretário Gilson de Souza (PSC). A terceira parada da Alep no interior é em Ponta Grossa. A primeira foi em Londrina, a segunda em Maringá, quando os deputados estaduais têm a oportunidade de ouvir as demandas da região e já encaminhar esses pedidos para os representantes do Poder Executivo, que também está nesse processo de descentralização das atividades.

O deputado estadual Plauto Miró (DEM), que é da cidade de Ponta Grossa, disse que é uma “alegria ver o Governo do Paraná implantado em Ponta Grossa, assim como a Assembleia, pelas mãos do presidente Traiano e demais deputados, despachando, discutindo com a sociedade e lideranças as questões relacionadas com o Poder Legislativo Estadual”.

Plauto destacou ainda a felicidade e poder ver todo esse prestígio para o município de Ponta Grossa, cidade em que ele reside, e poder apresentar as demandas para os governantes. Durante a reunião com o governador e secretários foi “colocada várias necessidades a qual a região dos Campos Gerais tem necessidade. As conversas vão continuar e gradativamente as coisas avançam e tudo isso faz com que os Campos Gerais e a cidade de Ponta Grossa venha a ser prestigiada em todos os programas do governo Ratinho Júnior”.

E o objetivo da interiorização em estar perto da população é a parte mais importante segundo a deputada estadual Mabel Canto. “Muito importante a Assembleia e o Governo do Estado conversando direto com a população. Muitas pessoas prestigiando a interiorização do Estado e da Assembleia. Estou muito feliz da Assembleia estar aqui na minha cidade. Cidade que represento na Assembleia. Vamos conversar com o povo, com a população, secretários e demais deputados que estão aqui participando com a gente para ouvir quais são as necessidades”.

O líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), reafirmou a importância de eventos como esse, que aproxima o contato com o Governo e deputados. “Quando você aproxima com os secretários, aqui despachando diretamente, você aproxima e faz com que as coisas andem mais rápidas”, afirmou. “É uma coisa certa essa interiorização em varias cidades do Paraná e cabe a nós deputados, apoio para implementação de medidas, às vezes difíceis e impopulares, mas que são necessárias. Que nós tenhamos a coragem de enfrentar para que o Estado possa viver momentos como esse”, completou Bakri.

Bases - Os deputados Soldado Adriano José (PV) e Boca Aberta Júnior (PROS) também estiveram no stand da Assembleia na Feira Paraná em Ponta Grossa. Para Soldado Adriano, a correria do dia a dia dos trabalhos na Assembleia Legislativa acaba afastando os deputados nas bases e que a interiorização “do Governo com a participação da Assembleia e dos deputados é uma possibilidade de estarmos juntos do cidadão, das pessoas e ouvir as reivindicações. Assim, poderemos trabalhar em nível de Assembleia em parceria com o Governo do Estado”.

O deputado Boca Aberta Júnior já esteve nas outras duas interiorizações, em Londrina e Maringá, e disse ser de relevância esse contato direto com a população. “Momento importante para Ponta Grossa, que pela primeira vez recebe a sede do Governo e da Assembleia. Viemos aqui prestigiar, muito importante para a população ter a proximidade com os deputados e secretários. Com certeza o povo de Ponta Grossa tem a ganhar com essa descentralização”.

Para o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), a presença dos deputados estaduais nos municípios e nas comunidades de todo o estado é fundamental. “Essa ação de interiorização é um momento único. Um momento quando podemos conversar com toda a sociedade, com todos os secretários de Estado, para ouvi-los e angariar recursos para todas as regiões do Paraná”, apontou. Segundo o deputado Emerson Bacil (PSL), as ações de interiorização dos poderes do Estado servem para ouvir de perto os anseios da sociedade. “Temos secretários e deputados neste evento que estão escutando as lideranças e prefeitos. Isso é muito importante”, complementou Bacil.