Deputados paranaenses se reúnem nesta terça (31) com ministro do TCU

30/05/2022 17h40 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Frente Parlamentar vai ao TCU para tratar do novo pedágio do Paraná

Frente Parlamentar vai ao TCU para tratar do novo pedágio do ParanáCréditos: Dálie Felberg/Alep

Frente Parlamentar vai ao TCU para tratar do novo pedágio do Paraná

Os deputados  estaduais Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, e Luiz Claudio Romanelli (PSD), que também integra o grupo, têm um encontro marcado nesta terça-feira (31), em Brasília, com  o ministro Walton Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU).

 De acordo com Arilson, o objetivo é apresentar ao ministro, de maneira formal, todos os documentos colhidos pela Frente durante as audiências públicas, em mais de 20 encontros, e denunciar as diversas falhas no modelo proposto pelo Governo Federal, a partir do  levantamento feito pelos pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

(Sonora)

 Entre as falhas apontadas no levantamento, estão, por exemplo, a ausência de projetos técnicos, obras duplicadas, cálculo falho na composição das tarifas e o descaso com 87 municípios paranaenses, que serão impactados pelo projeto da nova concessão de rodovias, mas não foram consultados.

 Romanelli aponta que o mesmo levantamento mostrou que pode haver uma alta nas tarifas depois das obras concluídas, entre outras falhas.

(Sonora)

Para Romanelli, o TCU precisa se debruçar sobre a proposta da União para que o novo programa de exploração de rodovias paranaenses não repita o passado, que lesou o bolso da população paranaense por mais de 24 anos.  O abandono das praças de pedágios desativadas e as obras não realizadas no contrato anterior são outras questões que vão fazer parte da pauta dos parlamentares paranaenses no encontro.

  (Sobe som))

 A reunião com o com o ministro do TCU, Walton Rodrigues, deve contar também com a presença dos deputados Marcel Micheletto, líder do Governo na Assembleia Legislativa; Evandro Araújo, integrante da coordenação da Frente Parlamentar; e Tião Medeiros, presidente da Comissão de Infraestrutura e Obras Públicas.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação