Deputados ressaltam a importância de Cezar Silvestri para o Paraná Político conciliador que representava a região de Guarapuava, Silvestri foi destacado deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado.

23/10/2018 17h10 | por Rodrigo Rossi
Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.

Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.Créditos: Pedro de Oliveira/ALEP

Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.
Diversos deputados subiram à tribuna na sessão plenária desta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Paraná para lamentar a morte de Cezar Silvestri, ocorrida na madrugada do último domingo (21). Os parlamentares ressaltaram diversos aspectos da carreira de Silvestri, que foi deputado estadual e federal, secretário de Estado, sempre com grandes contribuições para o desenvolvimento do Paraná. Ele também era marido da deputada Cristina Silvestri (PPS) e pai do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

O seu estilo conciliador e o jeito idealista também foram enaltecidos. “Eu perdi não um companheiro político, até porque sempre fomos de partidos opostos. Mas eu perdi um amigo. E esta perda é irreparável. Esse era amigo mesmo. O Cezar Silvestri tem um lugar enorme do lado esquerdo do meu peito”, disse o deputado Nelson Justus (DEM).

Conterrâneo de Silvestri, o deputado Artagão Júnior (PSB), que também tem base política em Guarapuava, lembrou que mesmo em campos divergentes, a boa convivência sempre prevaleceu. “Como guarapuavano, como alguém que viveu muito perto do Cezar, quero salientar, estivemos do mesmo lado e estivemos em lados opostos, mas nunca deixamos de ter condições de nos cumprimentar, de nos abraçar e sentar à mesa”.

Já o deputado Schiavinato (PP) relatou a convivência com Silvestri à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), enquanto foi prefeito do município de Toledo. “O Cezar foi sempre uma pessoa muito agradável, conhecedora do seu trabalho no Parlamento, no Governo do Estado. Surgiu uma amizade e uma grande admiração. Fica aqui o meu sentimento”.

O deputado Ricardo Arruda (PSL) também lamentou o ocorrido. “Meus sentimentos à família e aos amigos e que Deus dê força a esta família por esta perda tão lamentável”. Assim como fez também o deputado Anibelli Neto (MDB). “Mesmo em postos contrários, tivemos sempre uma relação de respeito, de diálogo. E que Deus possa confortar a sua família por uma perda inexplicável que estamos vivendo”.

Lacuna – O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), já havia decretado luto oficial de três dias no Legislativo, ainda no domingo (21). Durante a sessão, ele aproveitou mais uma vez para lamentar o episódio, lembrando que em 90 dias o município de Guarapuava perdeu dois dos seus importantes representantes, referindo-se ao falecimento do deputado Bernardo Ribas Carli, vítima de um acidente aéreo.

“O Paraná vai sentir a sua ausência no cenário político, deixa uma lacuna difícil de ser reparada, pela sua trajetória escrita na vida política do estado. Era um amigo excepcional e uma grande liderança, um amigo nosso. Queremos mais uma vez manifestar nossos sentimentos à família”, disse Traiano.