Os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terão até segunda-feira (4), em uma reunião extraordinária, para analisar o relatório do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que trata das 47 emendas de Plenário ao projeto que prevê a instituição da Diária Especial por Atividade Extrajornada Voluntária para policial militar, bombeiro militar, educador social, agente penitenciário ou integrantes dos quadros próprios da Policia Civil ou Policia Científica. A decisão foi do presidente da CCJ, deputado Nélson Justus (DEM) durante a reunião extraordinária, que aconteceu no começo da tarde desta quarta-feira (3).
Segundo Luiz Cláudio Romanelli, as emendas foram classificadas em quatro grupos: as legais e constitucionais, as ilegais, as que não atendem ao regimento da Assembleia, que foram apresentadas ao projeto original e não, à subemenda apresentada na Comissão e as que passaram por negociações e ganharam nova redação, depois de entendimento entre servidores e Governo. Romanelli diz que são três as principais medidas: houve uma mudança em um dispositivo que mexe nas regras para a realização de concurso público pelos próximos três anos na estrutura da PM. O projeto original previa a realização de concurso após o pagamento das promoções e progressões dos servidores e isso foi retirado do texto; também foi alterado o trecho do pagamento em dobro do abono de permanência aos policias depois de 30 anos de serviço, sinalizado com a possibilidade do Governo pagar também um abono no valor integral da previdência para que o policial possa continuar na ativa e, por último, uma maneira de trazer os servidores inativos, com mais de dois anos, para o serviço administrativo, e com isso, pagando uma diária nos mesmos moldes da Força Nacional de Segurança, o que para o relator, vão incentivar a permanência dos PMs que quiserem na corporação.
(sonora)
Benefícios que alguns parlamentares questionaram, porque avaliaram que poderiam ser aplicados também à Polícia Civil, mas Romanelli lembrou que o regime de aposentadoria é diferenciado para as duas categorias. Mesmo assim, ele sugeriu que os deputados busquem alternativas na legislação para beneficiar os policiais civis.
(Sonora)
Outros dois projetos de doação de imóveis do Governo para municípios tiveram pareceres favoráveis aprovados. Da Assembleia Legislativa Do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.