Os deputados universitários que participam do Parlamento Universitário 2017 elegeram nesta quarta-feira (01) a Mesa Executiva e uma governadora. Duas chapas participaram da disputada e outros dois candidatos se inscreveram para a eleição indireta para a função de governador. A sessão preparatória para a eleição e pose da Mesa foi a segunda atividade dos acadêmicos no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
O trabalho de articulação em torno das candidaturas começou muito antes do início da sessão. Os grupos se dividiram claramente em dois blocos distintos durante a disputa. Com 30 votos, a Chapa 1 presidida pelo deputado universitário Otávio Augusto foi a vitoriosa. O presidente do Parlamento Universitário 2017 destacou em seu discurso que seu comando será pautado pelo diálogo e pela pluralidade.
Sonora
Com a mesma quantidade de votos, Ana Goes conquistou a função de governadora. Na certeza de que conseguirá manter a maioria no Parlamento, Ana destacou que vai acatar sugestões de bons projetos que possam contribuir com o debate durante as simulações.
Sonora
Uma das principais propostas da governadora universitária será a humanização do sistema penitenciário seguindo o modelo já utilizado pelas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados.
Para o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Dylliardi Alessi, é a prática de todo o processo legislativo que vai contribuir para a formação dos acadêmicos que encaram o desafio do Parlamento Universitário.
Sonora
Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com o deputado Tião Medeiros (PTB). Medeiros contou um pouco de sua trajetória política e dentro do Legislativo e respondeu questionamentos. Para o deputado, além de enriquecer a formação pessoal e profissional de cada universitário, o projeto permite que todos conheçam o Poder Legislativo.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.